Ecossistema empreendedor de Birigui promove o Programa de Desenvolvimento Local
Com o objetivo de alavancar o desenvolvimento da economia biriguiense no curto, médio e longo prazo e melhorar a qualidade de vida da população, as entidades do ecossistema empreendedor do município se uniram para promover o chamado PDL (Programa de Desenvolvimento Local).
Para alcançar o objetivo, o PDL iniciou as atividades a partir da elaboração de um minucioso diagnóstico da economia municipal realizado pelo Observatório de Inteligência Econômica da SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico).
Após o diagnóstico, diversas entidades que atuam em proximidade com a estrutura produtiva local e formam o ecossistema empreendedor municipal, foram convidadas para participar do processo de levantamento, classificação, categorização e priorização dos problemas.
Posteriormente, atuaram na construção dos focos e objetivos estratégicos do projeto e a elaboração de planos de ações. Deste importante trabalho e as reuniões ocorridas foi estruturado o projeto do PDL, tendo como foco a melhoria do ambiente para empresas, geração de emprego e renda.
O PDL é formado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Acib, Sinbi, Fiesp/Ciesp, Senai, Sebrae, Sesi, Senac, Sesc, Instituto Federal de Birigui, Etec Dr. Renato Cordeiro, Aescon, Sincontabi, secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e de Educação, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Calçadista, e as secretarias municipais de Assistência Social, Cultura e Turismo e Meio Ambiente.
GRUPOS DE TRABALHO
O PDL é organizado em três grupos de trabalho, sendo o primeiro focado na criação de novas empresas, em constituir um ambiente favorável que potencialize o processo de instalação de novos empreendimentos na cidade e no ciclo de políticas públicas de desenvolvimento local.
O segundo grupo está focado na sobrevivência das empresas existentes em um contexto econômico adverso, cujo resultado é a busca por empresas sustentáveis. Já o terceiro grupo atua para o aumento do empreendedorismo na cidade e no processo de qualificação de mão de obra.
Além dos três grupos, o PLD conta também com um grupo gestor, responsável pelas premissas do projeto e composto com participantes das três equipes de trabalho. Os grupos se reúnem mensalmente para apresentar os resultados dos trabalhos realizados.
“O programa PDL fortalece a união e integração entre os parceiros públicos, o setor empresarial e os não governamentais, trabalhando coletivamente para criar condições melhores ao crescimento econômico da cidade e para a geração de empregos”, explicou o secretário da SDE, Nivaldo Albani.
SERVIÇO
Para maiores informações sobre o Programa de Desenvolvimento Local basta entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo e-mail [email protected]