Aposentado dedica sua vida cuidando da Associação Amigos do Jardim Guanabara em Araçatuba
Por Carlos Alberto Tillim
O vice-presidente da Asssociaçâo Amigos do Jardim Guanabara, o japonês Paulo Gustavo Suquimoto, 70 anos, reconheceu que se por um acaso tirarem ele daquele pedacinho de terra existente nas esquinas das ruas João Marques e Yole Totti Raniel, ele poderá simplesmente morrer.
A paixão de Paulo é tanta que logo de manhãzinha, quando ainda o sol nem apareceu, ele chega com tudo pronto para passar o dia. “Isso aqui realmente é minha vida e acho que não viveria mais se tirassem de mim”, confessa.
Seu Paulo chega antes do sol nascer e já traz a garrafa de café com pãozinho. Depois faz o almoço em uma cozinha que tem na sede e já começa a jogar baralho com alguns aposentados do bairro. Só vai pra casa ao anoitecer.
Seu Paulo, vice-presidente e apaixonado pela Associação
A sede tem campos de malha, bocha, mesa de bilhar e jogos de baralho. “Aqui temos de tudo em uma pequena área de lazer onde o povo pode participar de graça. Na mesa de bilhar paga apenas quem perde a ficha que custa R$ 1,50”, revela Seu Paulo. Em 2015, a diretoria fez um show com a presença de Abel e Caim. Na época o presidente era Valdecir Sigary, o Ursão.
O aposentado Valdir Aparecido Silva, 50 anos, é um dos frequentadores que vai toda tarde jogar baralho. “É dificil ficar em casa sem ter o que fazer e aqui é muito tranquilo”, diz Valdir. Outro que está lá é o aposentado Odair Massarotto, 47 anos. “Muito bom estar aqui”, diz.
IMAGEM
Na entrada existe uma imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, conquistada pelo ex-presidente Valdecir Sigari, o Ursão, que revolucionou a sede, mas infelizmente faleceu recentemente de infarto.
E não são só os idosos que curtem a arborizada sede do Guanabara. Pessoas na faixa de 45 a 55 anos também estão sempre ali.
Os irmãos Edgar Torrão e Cláudio Bigode, esperavam no domingo a oportunidade de entrar no jogo de bocha. “Aqui é muito gostoso onde a gente passa nossos domingos com alegria”, comenta Bigode. “Realmente a gente gosta muito daqui e temos que agradecer ao Seu Paulo e todos da diretoria diz Torrão.
Campo de bocha existente no espaço de lazer
DO JUSSARA
Edson Novaes sai do bairro Jussara e vem aos domingos passar o dia ali. “Gosto de jogar bilhar e bocha e não tem outro lugar melhor que aqui”, comenta Novaes.
Frequentadores durante partida de bilhar
PRESIDENTE
O presidente da associação é funcionário público Marcelo Pereira, o Marcelinho, que diz estar tranquilo com Seu Paulo no comando. “Com um vice como esse qualquer presidente descansa”, brinca Marcelinho.
Marcelinho, presidente da Associação
PODE PASSAR
E quem quiser passar na sede para um bate papo com Seu Paulo é só comparecer ao Jardim Guanabara e entrar. Aliás, não precisa gastar nenhum centavo. É tudo grátis. Como diz o velho ditado: prá ser feliz não precisa de muito dinheiro.
Seu Paulo explica que a prefeitura não dá uma moeda para as despesas. “Nós arrecadamos por aqui no bar e na mesa de bilhar. Só de água e energia elétrica temos uma despesa de R$ 180,00. “A gente vai pagando com o que arrecada dos amigos e com o lucro das fichas do bilhar”, completa Paulo Japonês.
Tonho, Luizinho Palmeirense, Edgar Torrão, Duca Profissional e Clâudio Bigode. Agachado: Edson Novaes, que domingo sai do Jussara e vem para o Guanabara se divertir (fotos Carlos Alberto Tilim)