14 de novembro de 2024


9 de julho de 2021- 89º aniversário da Revolução Constitucionalista

0



Por Polícia Militar do Estado de São Paulo

“Aos épicos de julho de 32, que,

fiéis cumpridores da sagrada promessa

feita a seus maiores – os que

moveram as terras e as gentes por

sua força e fé – na lei puseram sua

força e em São Paulo sua Fé.”

As batalhas de uma população escrevem sua história. Em um passado não muito distante, o épico chamado para a luta em prol do bem maior bradou do coração da comunidade paulista, contra as arbitrariedades de um governo. O levante se deu na metrópole, transformando militares, trabalhadores rurais e urbanos e jovens acadêmicos em mártires da causa constitucionalista.

“Viveram pouco para morrer bem, morreram jovens para viver sempre”

O heroísmo de toda uma sociedade está materializado nas formas, dimensões e em toda a estrutura icônica, que se ergue imponente, como o maior monumento da cidade de São Paulo, o Obelisco Mausoléu Aos Heróis de 32, um símbolo da Revolução Constitucionalista.

Ao longe, na paisagem, é possível se ver a simbólica consagração da vitória política, como uma espada que brota no coração em formato de jardim.

Em sua base de interior estruturado, em formato de cruz, ladeada pelas lembranças póstumas dos combatentes de outrora e de dias mais tenros. Ainda cumpre sua missão, o herói que vela pela Constituição.

Lembre-se, povo paulista, de quem viveu para que o presente de hoje fosse escrito, com sangue, com amor e com o mais puro desejo de justiça pelo povo daqueles dias, para o povo dos dias atuais.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *