Idosa de 100 anos se recupera em casa após 17 dias internada: ‘Venci a Covid-19’
Da Redação
Fonte G1
É com muito orgulho que uma moradora de Botucatu (SP) posou na foto para a família com o recado em uma folha de sulfite dizendo “Venci a Covid-19!”. A preocupação dos parentes em saber se ela estava bem é, principalmente, por conta de um detalhe: seus 100 anos de vida.
Ainda em repouso por causa dos sintomas pós doença, como cansaço e leve falta de ar, Helena Tortorella Pinheiro Machado apresenta um quadro bom durante a recuperação após os 17 dias internada em hospitais da região.
“Os médicos falaram que por ela ser muito ativa e lúcida, isso ajudou muito na internação dela”, conta Estela Pinheiro, neta da moradora centenária.
Helena ficou internada no Hospital das Clínicas da Unesp e no Hospital Estadual de Botucatu (SP) após ser diagnosticada com Covid-19. A família conta que os sintomas começaram a surgir no mês de março, quando a idosa começou a ter febre, tosse e coriza. Ela foi internada no dia 29 de março, pois não estava respirando bem e a febre continuava alta.
A preocupação da família com Helena aumentou quando o quadro da matriarca se agravou, pois os pulmões foram muito comprometidos e ela quase foi entubada. Mas os médicos optaram por não fazer o procedimento.
Após 15 dias de internação, a decisão se provou estar correta e a visível melhora da idosa fez com que ela fosse considerada recuperada do quadro grave da doença e fosse transferida para o Hospital Estadual de Botucatu, onde ficou por dois dias apenas até que a família recebesse o aparelho de oxigênio fornecido pelo SUS, que ela precisa utilizar durante sua recuperação em casa.
A alta no dia 15 de abril foi uma vitória para a idosa e uma alegria para a família, mas as sequelas da doença agora precisam ser revertidas aos poucos.
Fonte:G1