Ocupação em leitos de UTI ultrapassa os 60% em Araçatuba; óbitos aumentam 50% em uma semana
Da Redação
Foto Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba alerta para a evolução da pandemia neste período de festas de final de ano.
Somente durante o feriado de Natal foram registradas mais três mortes pela doença, totalizando 205 óbitos desde o início da pandemia. De 24 a 28 de dezembro foram confirmados mais 108 casos de Covid-19.
Segundo a secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente, em apenas 7 dias houve aumento de 37,7% dos casos e 50% na quantidade de óbitos. “Precisamos chamar a atenção das pessoas para a evolução da pandemia neste período de festas de final de ano”.
De acordo com dados do boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (28), que se refere aos dados de 27/12, a ocupação de leitos de UTI na região está em 63% e leitos de enfermarias em 33,8%.
Em relação ao início do mês, a situação é ainda mais crítica. No dia 1º de dezembro, a ocupação de leitos de UTI na região era de 39. Até o dia 28 de dezembro, há 73 leitos de UTI ocupados, de um total de 116 existentes no município, entre públicos e privados.
OCUPAÇÃO MÁXIMA
“É importante lembrar que em 23 de julho foi atingida a maior ocupação de leitos de UTI na região: 76 leitos, então estamos bem próximos ao período de pico que vivenciamos em julho com ocupação máxima dos leitos de UTI”, ressalta Carmem.
Especificamente em relação à Santa Casa de Araçatuba, no boletim de 28/12, constam 41% dos leitos ocupados, lembrando que a Santa Casa de Araçatuba é referência para 40 municípios da região. No dia 15 de dezembro, a ocupação era de 15,8%.