Movimento tranquilo nos postos de saúde de Araçatuba em dia de campanha de vacinação
Da Redação/15:00
O movimento nos postos de saúde de Araçatuba, de pais com crianças e adolescentes até 15 anos, para o dia de mobilização nacional de vacinação, tem sido tranquilo durante todo sábado.
Nossa equipe de reportagem visitou a UBS do bairro Umuarama, onde concentra grande parte de atendimento dos moradores da zona leste de Araçatuba.
A média de espera para atendimento é de 15 minutos. O primeiro atendimento é feito na parte externa do estabelecimento de saúde, com a entrega de senha. A segunda etapa é feita na recepção da UBS, onde uma profissional de saúde verifica a caderneta das crianças e adolescentes e encaminha para a sala de vacinação. Se a criança ou adolescente estiver com a caderneta em dia, é automaticamente dispensada.
Em Araçatuba foram aplicadas 1902 doses de vacinas contra poliomielite.
Crianças e adolescentes menores de 15 anos têm, neste sábado (17), a oportunidade de atualizar suas cadernetas de vacinação. O chamado Dia D de mobilização nacional para a vacinação é uma estratégia adotada há anos pelas autoridades de saúde, com o objetivo de fazer com que o máximo de pessoas tenha acesso a todas vacinas do calendário nacional.
Segundo a pasta, com a campanha de multivacinação é possível evitar o risco de adquirir doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B, entre outras.
Em nota, o Ministério da Saúde (MS) informou que os postos de saúde estão adaptados para evitar risco de contaminação pela covid-19, e que vem dando orientações para que as ações de vacinação sejam realizadas conforme as recomendações sobre distanciamento social, com lavagem das mãos, uso de álcool em gel e máscara.