Matéria Especial sobre apelidos: de “Lalo” a “Cabeça de Vaca”, conheça a origem de alguns
Por Carlos Alberto Tilim/MTB 472.406
Os apelidos colocados em pessoas geralmente fogem da lógica, principalmente no meio do futebol amador em Aracatuba e Região. Pretinho que é branco, animais e aves que são seres humanos, nomes de estados em gente e por ai vai. Se você procurar por alguém pelo nome verdadeiro, muitas vezes ninguém sabe informar. Mas se você optar pelo apelido, geralmente todos conhecem.
Mas tem gente que gosta tanto do apelido, que entra na Justiça e consegue incorporar ele no nome.
É o caso do advogado e radialista Marco Antônio Serelepe Ferreira, que apresenta o Programa Jornal de Verdade, às 7 horas, na Rádio Cultura de Araçatuba.
Ele conta que o apelido surgiu quando tinha um programa esportivo em uma rádio pirata da cidade. “O meu amigo Osmar Hilário me convidou para participar do programa e como eu trazia rápido as informações ele me chamava de Serelepe e aí pegou, lembra.
“E gostei do apelido que tem o sinônimo de esperteza”, conta. “Ai consegui na Justiça incorporar ele ao meu nome”, completa Serelepe.
Radialista e advogado Marco Antônio Serelepe Ferreira
LALO
O empresário José Carlos Taldivo, o LALO, de Birigui, talvez seja a história mais interessante entre os tantos apelidos. Ele explica que aos 11anos começou a trabalhar como leiteiro. “O meu patrão era da família Bággio e tinha o apelido de Lalo, então o pessoal me chamava de Lalinho”, revela.
“Depois que ele faleceu passei a ser chamado de Lalo e inclusive pensei em incorporar em meu nome, mas ia ter muito trabalho, porém, o nome pegou tanto que hoje tenho quatro empresas que levam o nome LALO”, comemora.
Ele possui a Lalo Calçados e Esportes, Lalo Homem, Lalo Kids e, o Auto posto do Lalo.
Empresário José Carlos Taldivo, mais conhecido por Lalo
PARDAL
O ex-bancário Paulo César Alves, 55 anos, não tem nada a ver com um pássaro, mas foi apelidado pelos colegas do Bradesco de Pardalzinho . Ele conta que tudo começou num dia em que chovia muito. “Naquele dia cheguei no banco todo molhado com o cabelo pra baixo e aí uma colega disse que eu tava parecendo um pardalzinho e aí o apelido pegou”, lembra.
Paulo César Alves, mais conhecido por Pardal
LAMBRETA
Paulo Aparecido da Silva, 55 anos, diz que o apelido Lambreta veio desde os quatro anos. “Fui atropelado por uma lambreta e quase morri”, revela. “Graças a Deus me recuperei, mas ficou o apelido”, completa.
Paulo Aparecido da Silva, o Lambreta
TOTÓ
O porteiro Antônio Severiano, 55 anos, é carinhosamente chamado pelos amigos de TOTÓ. ” Na verdade foi meu próprio pai que me chamava assim desde pequeno porque nasci muito pequenininho”, revela. “E sendo sincero acho um apelido legal e nunca liguei pra isso”, confirma.
Antônio Severiano, mais conhecido por Totó
BINEGUINHA
Já o encanador Carlos Alberto dos Reis de Souza, 49 anos, é conhecido pelos companheiros como Bineguinha. “Na verdade esse apelido veio lá do bairro rural da Água Funda onde comecei a joga bola há uns 35 anos atrás”, revela. “É que meu pai se chama Benedito e os caras falavam será o Binegão ou será o Bineguinha”, explica.
SPOK
O motorista Emerson Louverde do Nascimento, 40 anos, tem o apelido de Spock desde a infância e no começo achava ruim, mas hoje acostumou. “Eu assistia a Jornada nas Estrelas e gostava do personagem Spock”, relembra. “Aí a molecada me chamava pra brincar eu falava que não ia porque queria ver o Spock e eles começaram a me chamar deste nome e assim ficou e gosto muito do meu apelido”,
Emerson Louverde, mais conhecido por Spock
CABEÇA DE VACA
Vanderlei Aparecido Martins Pereira, 52 anos, construtor, até reclamava do apelido ultimamente, mas hoje não liga mais de ser chamado de Cabeça de Vaca. “Isso começou quando um amigo meu chamado Sinésio disse no campo toca a bola Cabeça de Vaca”, e aí pegou.
Vanderlei Aparecido, o Cabeça de Vaca
PEBLA
O mestre de manutenção em máquinas agrícolas, Ernesto Tomazi, 48 anos, tem o apelido de Pleba. que tem significado de grandeza. “No auge de minha carreira profissional tinha um alto salário e geralmente pagava as contas dos amigos no churrasco”, explica. “Aí o pessoal começou a me chamar de pleba e pegou”, completa Ernesto.
Ernesto Tomazi, mais conhecido por Pebla
PIRULITO
Reginaldo Adriani, que é corretor de imóveis, é chamado pelos amigos de Pirulito. “Participava do grupo de escoteiros do Padre Ángelo e, um dia ele tava falando e eu fazia bagunça quando ele me chamou a atenção. “Fica quieto aí seu Pirulito”, revelou Reginaldo.
Reginaldo Adriani, o Pirulito
ESTADOS/MATO GROSSO
Muitos recebem apelidos com nome de Estados, devido a sua origem. É o caso do vendedor Edemir de Souza, o popular Mato Grosso, 65 anos. Ele é natural de Três Lagoas e recebeu o apelido quando chegou em Aracatuba.
“Quando cheguei comprei um bar e os clientes começaram a me chamar de Mato Grosso porque vim daquele estado”, diz ele que hoje está morando em Atibaia.
OUTROS
Entre tantos outros apelidos Fazenda, Tico, Torrão, Menininho, Sagui, Cucão, Pretinha, Branco, Frangão, Beleza, Cadim, Indião, Tatu, Pezão, Zé do Pasto, Bizi, Rola, João Mentira e por ai vai.