Operação de fiscalização autua 40 pessoas por falta de máscaras em Penápolis
Por Redação Araçatuba em Foco.
No último final de semana, uma operação de fiscalização foi realizada em Penápolis para coibir a aglomeração de pessoas em espaços públicos e orientá-las sobre o uso obrigatório de máscaras. A ação reuniu os Serviços de Fiscalização de Obras e Posturas e de Rendas e Tributos, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar, com apoio da Polícia Militar.
A Fiscalização foi realizada na noite de sábado (01) na área de lazer do Residencial Mais Parque e no Parque Santa Leonor. A Polícia Militar acompanhou a ação para resguardar a segurança dos fiscais e atuar em eventual crime constatado.
continua após a publicidade
Nos locais, o Serviço de Vigilância Sanitária autuou 40 pessoas pelo desrespeito ao uso obrigatório de máscaras, previsto no Decreto Estadual nº 64.959/2020 e na Resolução SS nº 96.
As normas determinam o uso obrigatório de máscaras por proprietários, consumidores, fornecedores, clientes, funcionários e prestadores de serviço, nos estabelecimentos e nas repartições públicas, além dos espaços de acesso aberto ao público, como por exemplo, o transporte coletivo, ambientes de estudo, trabalho, lazer, esporte ou entretenimento.
Segundo a Vigilância Sanitária, em ambos os locais quase todos os presentes não utilizavam a máscara. Além da autuação de 40 pessoas, os fiscais orientaram sobre a importância do uso e de medidas preventivas, por conta do crescente número de casos no município.
No domingo, após nova denúncia, a Vigilância Sanitária retornou ao Parque Santa Leonor para novas orientações aos presentes.
Segundo o secretário de Planejamento e coordenador do Comitê de Gerenciamento de Crise – Coronavírus, Daniel Rodrigueiro, as fiscalizações têm o objetivo de orientar a população em relação ao isolamento social e às medidas preventivas e de combate à Covid-19.
“Temos recebido diversas denúncias de aglomeração de pessoas nestes dois locais públicos. A ação teve o objetivo de coibir essa prática e orientar sobre a importância das medidas preventivas. Toda a comunidade deve ter consciência e contribuir para manter o isolamento social e evitar a proliferação de casos de Covid-19”, destacou Rodrigueiro.
A ação também contou com a participação de membros do Conselho Tutelar que averiguaram a presença de menores no local. “Após a abordagem da Polícia Militar, verificamos a presença de menores desacompanhados dos responsáveis e todos sem máscaras”, contou o coordenador do Conselho, Paulo Gabilan Quintana.
“Também verificamos a presença de crianças pequenas, acompanhadas de seus pais. Todos foram orientados e notificados. A ação teve caráter educativo e de orientação e o Conselho Tutelar fará o acompanhamento dessas famílias”, esclareceu Quintana.