27 de julho de 2026



SEDS realiza 1ª Jornada Regional Caminha SUAS de Araçatuba

Gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) têm até quarta-feira, 29 de julho, para se inscrever

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), por meio da Coordenadoria de Articulação Regional (CAR) e da Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) Alta Noroeste, realiza entre quarta e sexta-feira (29 e 31) a 1ª Jornada Regional Caminha SUAS de Araçatuba. Gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) têm até a data do evento para se inscrever.

“A ação formativa tem como objetivo promover a reflexão crítica, o aprimoramento técnico e o fortalecimento da Política de Assistência Social, a partir dos princípios da Educação Permanente do SUAS”, explica a coordenadora de Articulação Regional da SEDS e uma das palestrantes, Fernanda Varandas.

No primeiro dia do evento, a programação prevê uma série de painéis temáticos. Varandas participa do painel “Articulação Regional: o papel do Estado na construção de um SUAS forte, integrado e presente nos territórios”. Outros dois representantes da SEDS participam do painel “Planejamento estratégico, execução físico-financeira e monitoramento”: o diretor da DRADS Alta Noroeste, Thiago Agenor, e o assessor da Coordenadoria de Gestão do SUAS, Márcio Lima de Sá Macedo.

A programação segue com diversas oficinas na quinta-feira, com temas como “A Dimensão Coletiva no Trabalho Social com Famílias e Territórios”. Na sequência, haverá a apresentação do Núcleo de Educação Permanente Regional da DRADS Alta Noroeste e o lançamento Escola Municipal do SUAS “Regina Arruda”.

No terceiro e último dia da Jornada, ocorre a Mostra de Experiências. Um espaço para promover à troca e a disseminação de práticas socioassistenciais desenvolvidas nos territórios, fortalecendo a educação permanente, a reflexão crítica sobre o trabalho e o protagonismo de trabalhadores, usuários e coletivos.

A 1ª Jornada Regional Caminha SUAS de Araçatuba conta com o apoio da Escola de Desenvolvimento Social (EDESP/DFMA), da Prefeitura de Araçatuba e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Inscrições: https://www.even3.com.br/i-jornada-regional-caminha-suas-de-aracatuba-757092/