3 de junho de 2026



Fábio Hisatugo, de Araçatuba, conquista 7º Dan e se torna o mais jovem do Brasil a atingir a graduação

Foto: divulgação

Da Redação/Richard Silva

Em um marco histórico para o karatê brasileiro e, em especial, para Araçatuba, o professor Fábio Hisatugo alcançou o 7º Dan (Shihan) pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), um feito que o consagra como o atleta mais jovem do país a ostentar essa alta graduação. A aprovação ocorreu no último dia 13 de dezembro, durante o Exame de Graduação Superior de 2025, organizado pela Federação Paulista de Karatê (FPK).

A conquista é resultado de uma trajetória dedicada que se estende por 38 anos. Fábio Hisatugo iniciou sua prática em 1987 e obteve sua primeira faixa preta (1º Dan) em 1994, começando a ministrar aulas no ano seguinte, em 1995.

Atingir o 7º Dan, uma graduação que faz parte do seleto grupo Kodansha (altos graus, de 6º a 10º Dan), exige critérios rigorosos. O professor precisou cumprir um interstício mínimo de sete anos no grau anterior (6º Dan) e apresentar um memorial detalhado que foi minuciosamente avaliado pela FPK e pela CBK. O documento demonstrou sua vasta experiência não apenas como atleta, mas como gestor, formador de novos talentos e profundo conhecedor do Karatê Shotokan.

Trajetória de Graus

A progressão de Fábio Hisatugo pelos graus de faixa preta ilustra sua consistência e dedicação ao longo das décadas:

  • 1994 – 1º Dan
  • 1998 – 2º Dan
  • 2001 – 3º Dan
  • 2006 – 4º Dan
  • 2011 – 5º Dan
  • 2018 – 6º Dan
  • 2025 – 7º Dan

Reconhecimento e Contribuições

A banca examinadora foi composta por ícones do karatê nacional: Professor Pedro Hidekatsu Oshiro (9º Dan), Sérgio Hisaoka (9º Dan) e Wladimir Romic (8º Dan). Impressionados com o desempenho, os mestres convidaram o novo 7º Dan a conduzir a avaliação prática (Kihon, Kata e Kumite) dos candidatos aos graus de 2º a 6º Dan.

Além de sua excelência técnica, o Professor Fábio possui um currículo extenso como educador e técnico:

  • Técnico da Equipe de Araçatuba em Jogos Regionais e Abertos desde 1998.
  • Técnico da Seleção Paulista desde 2000.
  • Técnico da Seleção Brasileira de Base entre 2009 e 2011.
  • Ex-professor universitário em cursos de Educação Física (Unisalesiano Araçatuba e FEA/FISMA Andradina).

Um Marco para a Região

A aprovação é inédita para Araçatuba e região, sendo a primeira vez que um profissional local atinge o 7º Dan pela Confederação Brasileira de Karatê. O feito coincide com o aniversário de 30 anos do Grupo Hisatugo Karatê (GHK), fundado por ele em 1995.