3 de junho de 2026



Câmara de Penápolis homenageia Alvaro Bastos com a Comenda Consciência Negra

Foto: divulgação

Por Everaldo Marques

O dançarino e professor de breaking, além de engenheiro agrônomo, Alvaro Luís Bastos, conhecido como Pelé, foi homenageado na segunda-feira (17) pela Câmara Municipal de Penápolis com a Comenda Consciência Negra – Memórias de Zumbi dos Palmares.

A honraria foi entregue pelo vereador Faleiros Policial Ambiental (PL), autor da indicação. “O Pelé é muito mais do que um dançarino de breaking. Ele é referência, é símbolo de dedicação e paixão pela cultura. As crianças se encantam com sua dança, aprendem com sua disciplina e se espelham em sua alegria”, destacou o parlamentar.

Trajetória
Filho de Fátima Roseli Bastos, Alvaro Luís Bastos nasceu em 8 de agosto de 1992, em Penápolis. Tem três irmãos: Rogério, o irmão gêmeo Altair, e Larraine. Foi criado pelos avós adotivos Dirce Luiz Bastos e Wilson Bastos.

Por volta dos 12 anos, começou a vender doces na rua e, na mesma época, despertou o interesse pela dança e passou a competir no breaking. Aos 14 anos, conseguiu seu primeiro emprego em uma oficina mecânica.

Estudou no Colégio Agrícola de Penápolis, onde concluiu os cursos técnicos de meio ambiente, florestas e paisagismo. Depois, ingressou no curso superior de Agronomia pela FUNEPE. Durante a graduação, enfrentou preconceito em um local da cidade, situação que transformou em motivação. Para custear os estudos, se apresentava dançando em semáforos e outros pontos públicos.

Com o tempo, tornou-se uma das principais referências do breaking, levando o nome de Penápolis para diversas partes do país. Atualmente, além de competir, Pelé ministra aulas da modalidade e trabalha em uma conceituada empresa do município.

A Comenda
A Comenda Consciência Negra – Memórias de Zumbi dos Palmares foi instituída pela Câmara Municipal por meio do Decreto Legislativo nº 193, de 22 de agosto de 2022, de iniciativa da vereadora Professora Jandineia.