Associação dos Idosos vai realizar a 2ª Caminhada de Concientização ao mês mundial do Alzheimer
Foto: divulgação
Evento integra o Mês Mundial do Alzheimer e reforça o cuidado, o acolhimento e o direito à memória e à dignidade da população idosa
No próximo dia 18 de setembro, a Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferlete promove a 2ª Caminhada do Idoso, em alusão ao Mês Mundial do Alzheimer. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba, Zatti, Centro de Treinamento Ohana e Turma da Néia.
Com o lema “O Alzheimer apaga a memória, mas nunca as histórias”, a caminhada tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância do diagnóstico precoce, do cuidado e do respeito às pessoas com Alzheimer, além de dar visibilidade às necessidades e aos direitos da população idosa.
Envelhecimento em Araçatuba
Araçatuba vive um processo acelerado de envelhecimento: atualmente, quase 20% da população tem 60 anos ou mais — são 39.187 idosos, segundo dados do IBGE.
Entre 2010 e 2022, o número de idosos cresceu 51,16%. Além disso, a cidade já registra 27 centenários, o que representa um aumento de 80% em relação a 2010.
Esse cenário reforça a urgência de políticas públicas e iniciativas sociais voltadas à qualidade de vida e à prevenção de doenças crônicas e neurodegenerativas, como o Alzheimer, que já figura entre as principais causas de morte no Brasil.
Detalhes da 2ª Caminhada do Idoso
Data: 18 de setembro
Horário: 7h
Local de saída: Em frente ao Zoológico Municipal de Araçatuba
Programação
Piquenique coletivo: cada participante levará um prato de doce ou salgado, além de refrigerante;
Aula de ginástica e pilates solo, promovendo saúde e movimento;
Palestra de conscientização sobre os direitos dos idosos com Alzheimer.
Fala do Presidente da Associação
Vinicius Sanchez, presidente da Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferlete, destaca a importância da mobilização:
“Não vamos deixar a doença avançar sem lutar. O Alzheimer apaga a memória, mas nunca as histórias! Vamos cuidar dos nossos idosos, buscar ajuda e oferecer apoio às famílias. Essa é uma causa de todos nós.”
Grupo de Apoio Mensal
Além da caminhada, a Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferlete anuncia a realização de um Grupo de Apoio Mensal, aberto a familiares, cuidadores, idosos e profissionais.
Esse grupo oferecerá orientação jurídica, social e psicológica, ajudando a fortalecer a rede de cuidado e garantindo suporte para aqueles que enfrentam os desafios do Alzheimer no dia a dia.
Maiores informações
WhatsApp: 18-99661-00-60




