3 de junho de 2026



RAIO X: Dinheiro recuperado de organização criminosa vai para segurança em Araçatuba

Foto: divulgação

Da Redação

A segurança pública da região de Araçatuba foi contemplada com o repasse de R$ 3,5 milhões, provenientes de recursos apreendidos no âmbito da Operação Raio X, deflagrada de forma conjunta pela Polícia Civil e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Araçatuba, do Ministério Público de São Paulo (MPSP).

Deflagrada em setembro de 2020, a operação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no desvio de verbas públicas da saúde, mediante a celebração de contratos de gestão com diversos municípios, por meio de organizações sociais.

O anúncio foi feito ontem (7/8), durante reunião realizada no auditório da Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Araçatuba, que contou com a presença do Delegado-Geral de Polícia, Dr. Artur Dian, do Secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, e do Diretor do DEINTER 10, Dr. Mauro Gabriel. Também estiveram presentes os promotores do GAECO e os delegados que, em conjunto, participaram ativamente da Operação Raio X, além dos demais delegados que integram o DEINTER 10 e que acompanharam a reunião, reforçando o caráter integrado da atuação que possibilitou a destinação dos recursos à segurança pública.

O montante será direcionado ao Fundo de Incentivo à Segurança Pública (FISP), conforme previsto em acordo firmado com o Núcleo de Recuperação de Ativos (Recupera-SP). Esse programa, desenvolvido pelo Governo Paulista, tem como objetivo identificar, bloquear, apreender e destinar bens e valores provenientes de atividades criminosas, assegurando que o patrimônio obtido ilicitamente seja revertido em favor da sociedade.

O dinheiro também será aplicado futuramente em reformas, construção de novas unidades policiais, aquisição de armamentos, equipamentos de proteção, computadores, softwares de investigação e capacitação de profissionais.

A parceria entre a Polícia Civil e o GAECO de Araçatuba foi fundamental para o sucesso da Operação Raio X, que segue com desdobramentos. Existe a perspectiva de novos repasses à região, oriundos de valores bloqueados da mesma organização criminosa investigada, os quais podem alcançar R$ 20 milhões. Essa medida reafirma o comprometimento das instituições no enfrentamento ao crime organizado e na destinação de recursos ilícitos para ações que beneficiem diretamente a sociedade.