Deputado anuncia inclusão da Santa Casa em programa de proteção à saúde cerebral de bebês prematuros
Foto: divulgação Santa Casa de Araçatuba
Da Redação
Referência em tratamento intensivo especializado para bebês prematuros e extremamente prematuros de 40 cidades da região, a Santa Casa de Araçatuba vai contar com mais um avanço para salvar vidas e reduzir sequelas decorrentes de asfixia durante o parto de bebês prematuros. A UTI Neonatal do hospital será incluída no Programa de Proteção Cerebral para Prevenção de Sequelas Neurológicas em Bebês do Ministério da Saúde, iniciativa do deputado federal e delegado Paulo Bilynskyj, autor do projeto de lei que viabilizou o programa.
O anúncio foi feito pelo deputado, que esteve na Santa Casa de Araçatuba na tarde de sexta-feira (15) para entregar cópia da emenda individual 169/2025, de sua autoria, concedendo à instituição aporte de R$ 1,3 milhão destinado à aquisição de equipamentos para Monitoramento Cerebral Contínuo em Neonatos de Alto Risco.
Com os recursos e a inclusão no programa, a Santa Casa de Araçatuba terá os equipamentos e apoio técnico remoto de especialistas pelo período de um ano. A tecnologia utiliza inteligência artificial e é considerada inovadora no cenário da saúde neonatal brasileira. “Nosso objetivo é proteger as crianças que nascem prematuras ou asfixiadas, reduzindo em até 50% as sequelas”, explicou o deputado ao anunciar que a tecnologia também é a única no mundo com capacidade de prevenir o autismo associado a prematuridade e lesões cerebrais.




