3 de junho de 2026



Polícia Civil recupera caminhão e parte de carga furtada de transportadora em Birigui

Foto: divulgação

Da Redação

A Polícia Civil de Birigui investiga um furto qualificado ocorrido na madrugada do último domingo (18), contra uma empresa de transportes rodoviários de cargas no município. Dois suspeitos foram identificados através do trabalho investigativo.

De acordo com o que foi apurado pela reportagem, criminosos invadiram o local e subtraíram dois veículos – uma van Mercedes-Benz 312D Sprinter, branca, ano 1999/2000, e um caminhão VW 7.100, branco, ano 1994/95. Também foram levadas diversas mercadorias que haviam chegado à transportadora na sexta-feira (16), destinadas a clientes da empresa. A carga está avaliada em aproximadamente R$ 100 mil.

O caso foi encaminhado ao setor de investigações do 2º DP, que iniciou os trabalhos imediatamente. No dia 19, a van Sprinter foi localizada pela GCM (Guarda Civil Municipal), abandonada próximo a uma área verde no bairro Moimaz, em Birigui, e devolvida à empresa. Imagens de câmeras de segurança da região ajudaram os investigadores a identificar dois suspeitos que deixaram o veículo: um homem e uma mulher.

Após diligências, a mulher foi identificada como moradora no bairro Candeias. Abordada pelos policiais, ela confessou sua participação no crime e também a do comparsa, identificado segundo ela, como funcionário da própria transportadora vítima do furto. Segundo relato da suspeita, a ação foi planejada com base na informação de que uma grande quantidade de mercadorias havia sido recebida na empresa na sexta-feira. Parte dos produtos furtados foi encontrada na casa da investigada e devolvida à transportadora após reconhecimento.

A suspeita também afirmou que uma terceira pessoa, conhecida apenas pelo vulgo “IA” e residente em Araçatuba, participou do crime. Essa terceira pessoa envolvida ainda não foi identificada.

NEGOU

No mesmo dia, os policiais foram até a residência do segundo suspeito, onde o encontraram chegando. Ele foi conduzido à delegacia, mas negou qualquer envolvimento, afirmando desconhecer tanto a comparsa quanto a pessoa de vulgo “IA”.

CAMINHÃO 

Paralelamente, a polícia recebeu uma denúncia anônima sobre o paradeiro do segundo veículo, o caminhão VW 7.100. O automóvel foi encontrado abandonado nas proximidades de um posto em Valparaíso/SP, já sem a carga. A Polícia Civil da cidade requisitou perícia no local em busca de impressões digitais. O veículo foi restituído à empresa após reconhecimento.

INVESTIGAÇÃO 

Após serem ouvidos, ambos foram liberados. As investigações continuam com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos e localizar os demais produtos furtados. A operação contou com apoio de agentes do 2º Distrito Policial, da Delegacia Sede de Birigui e da Delegacia de Polícia de Coroados.