19 de maio de 2024


Artigo Reflexão: “Desistir ou seguir em frente?”

0


Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges

“E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá”. Mateus 16.22

Não sei se você percebeu, tomara que sim, mas a poucos dias, Pedro, o Apóstolo, fazia uma das mais importantes e significativas afirmações de fé e de reconhecimento. Dizia ele: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Ora, nesse reconhecimento está implícita a missão do Filho de Deus. Tudo tinha um propósito a ser cumprido.

Agora encontramos o mesmo Pedro que, utilizando-se de palavras lisonjeiras e um aparente sentimento de proteção, tenta impedir Jesus de concluir sua missão. Jesus sendo claro e transparente com seus discípulos, e querendo prepará-los para o que iria acontecer, disse abertamente que ele iria ser sacrificado e morto.

No mais rápido instinto de auto preservação e usando a arte do “puxa-saquismo”, Pedro tenta fazer Jesus afastar-se e desistir daquilo pelo qual veio a esse mundo, separar-se da vontade de Deus. Não é a toa que o Mestre no mesmo instante chama-o de Satanás e manda-o se afastar. No fundo, essa sempre foi a intenção de Satã todas as vezes que tentou Jesus, e todas as pessoas que utilizam-se da artimanha da bajulação (puxa-saquismo) se tornam instrumentos diabólicos para o afastamento e a desistência da missão. São pedras de tropeço.

A Bíblia, a história e a nossa experiência de fé comprovam que Jesus não desistiu, mas seguiu em frente e cumpriu plenamente a sua missão e seus propósitos. E nós, vamos desistir? Ou, o que nos faz querer desistir? Desistir do quê?

Há muitas coisas na vida das quais podemos e até devemos desistir; eu mesmo já desisti de muitas coisas, e não cabe a mim dizer-lhe do que você tem que desistir ou abandonar, cada qual faz o seu julgamento e tome suas decisões.

Vários motivos nos levam a desistir; medo, insegurança, acomodação, erros do passado, crenças erradas, porque queremos os resultados imediatos, por não darmos valor ao que já possuímos, por aparecer algo mais importante e com mais valor, vocação, e muitos outros. 

E para a primeira pergunta cremos que podemos desistir de várias questões, mas pelo menos de três não devemos; da vida, da fé e da missão. A vida é patrimônio e dom de Deus, e por maiores e grandes quantidades de dificuldades que nela existem ainda vale a pena seguir em frente. A fé é a certeza de que ganharemos de Deus a vida plena e eterna em um mundo de paz, justiça e alegria. A fé é a força motriz que nos faz seguir em frente. A missão é o partilhar da vida, da fé e do amor através dos dons e talentos que recebemos de Deus. 

Seguirei em frente; se você não quiser desistir, mas seguir junto comigo no caminho da vida, seja bem-vindo, seja bem-vinda.

Rev. Adi Éber Pereira Borges†

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *