19 de maio de 2024


Artigo Reflexão: Somos alimentados

0


Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges

“Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer. Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. Então, ele disse: Trazei-mos”. Mateus 14.16-18

Certa vez, o filósofo exprimiu uma frase que “viralizou” no mundo inteiro e é lembrada até hoje. Disse ele: “Penso, logo existo”. A intenção aqui, não é refletir sobre os efeitos ou o significado do que ele disse, mas ao ler o diálogo de Jesus, em epígrafe, com os seus discípulos logo passei a pensar, e os meus pensamentos me levaram a sentir o cheiro e o sabor de uma deliciosa feijoada; mas também me lembrei de um saboroso e apetitoso churrasco na brasa. Ah, mas aquela lasanha saindo do forno com um queijo derretido por cima também não deixa nada a desejar. Qual desses pratos você aceitaria?

Aquela multidão estava com fome, pois, após um dia inteiro seguindo e escutando Jesus, ao entardecer a necessidade fisiológica do alimento começava a dar sinais. É possível que várias pessoas tiveram a sensatez de pegar alguns petiscos para a peregrinação em torno de Jesus antes de sair de casa, mas a essa altura, tudo já havia sido consumido e a fome começava apertar.

Eram apenas pães e peixinhos, alimentos simples e básicos, mas deviam estar saborosos, até porque, quando se está com fome a comida ganha importância, sabor e aroma são realçados, come-se com vontade. Deus abençoou aquela refeição, a multidão foi alimentada. O ser humano foi cuidado na sua integralidade; corpo, alma, emoções, espiritualidade, psique, relações, trabalho, organização. Jesus, compadecendo-se deles e delas, deu alimento espiritual e físico. O que fizeram depois, é responsabilidade de cada pessoa.

Nós, também necessitamos de alimento para a alma e fé na mesma medida que precisamos do pão nosso de cada dia. O Senhor Jesus, rico em misericórdia e gracioso para com todas as pessoas, nos alimenta de Si mesmo repartindo-nos a comunhão com Ele.
Participar dessa comunhão, partir o pão, lançar mão do cálice dando graças a Deus (Eucaristia) e anunciar a salvação por meio da reconciliação com Deus, alimenta nossa vida por inteiro e fortalece e revigora a nossa fé.

Somos alimentados pelo próprio Cristo de Deus; Sua Palavra e ensinamentos nos orientam como buscar de forma ética, sustentável e igualitária o alimento físico; a comunhão fraterna (partilha do Pão Vivo que desceu do céu) entre os Seus discípulos e Suas discípulas sustenta a esperança; e o anúncio do perdão (o sangue de Cristo que nos purifica) nos leva para a vida eterna.

A mesa foi preparada, o alimento nos é oferecido, dele vem o sustento. Alimente-se e seja agradecido/a. “Deus bendito para todo sempre. Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *