19 de maio de 2024


Artigo Reflexão: Em nome Dele

0

Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges

“ Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizandoos em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo; ensinandoos a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século Mateus 28.19-20

Esses dias atrás eu vi o anúncio do lançamento do filme Missão impossível o retorno. Parte 1”. Achei muito interessante e pelo anúncio me pareceu ser um bom filme, até me deu vontade de assistilo. Logo em seguida me veio à mente aquela expressão bastante popular “ cumprida ”. missão dada, missão Quantas missões lhe foram dadas até aqui? Quantas você cumpriu satisfatoriamente e quantas você deixou de realizar? Há motivos contundentes que justificam?

Jesus tinha uma missão que se subdividia em vários aspectos, e o interessante é que por mais dificuldades que apareciam, Ele a cumpriu de forma excelente. Diríamos que Ele foi cirúrgico ” naquilo que tinha para fazer, ou seja, foi preciso e sem erro.

Mas, a história, daí para frente, teria a sua continuidade. Milhões de novas pessoas surgiriam nesse mundo, e seria necessário a continuidade dessa missão, não no sentido sacrificial, pois esse já havia sido consumado, mas no anúncio e na vivência dos efeitos desse sacrifício. A missão é de Deus, e aqueles e aquelas que vão sendo alcançados pela boa notícia e aceitam viver nela e por ela recebem o privilégio de colaborar e se engajar nessa missão.

A continuidade da missão de Deus acontece em duas vertentes; a primeira é pessoal: cada discípulo e discípula de Jesus deve, no dia a dia, anunciar a boa notícia de salvação para as pessoas que encontre no caminho (evangelização) e ensinar, educar, mostrar e vivenciar tudo o que Ele ensinou (discipulado). A segunda é coletiva: a Igreja, que é a reunião, o ajuntamento dos discípulos e discípulas, também deve, a partir da comunhão, encontrar oportunidades e de forma criativa, litúrgica e missionária anunciar o amor, a graça, a paz e o perdão divinos (evangelização) e, com a capacitação do Espírito Santo, formar novos discípulos e novas discípulas ensinandoos/as o modo certo de se viver (discipulado) e batizando os/as (testemunho público de pertencimento ao Reino de Deus) em nome de Deus.

Aqui se encontram dois grandes diferenciais da missão cristã; a missão não é feita no meu ou no seu nome e também não é feita em nome da Igreja, mas no nome do Triuno Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. É no nome e pela vontade de Deus que fazemos missão. Outro sim, é indo pelos caminhos da vida que a missão acontece. Não é uma ação única (eu fui e fiz), mas uma ação contínua (por onde eu for e por toda a vida).

No fazer da missão de Deus Pai, Jesus Cristo o Filho Unigênito de Deus estará sempre conosco por meio do Espírito Santo inspirando a mim e a você. Caminhemos juntos fazendo a missão.

Rev. Adi Éber Pereira Borges †

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *