28 de abril de 2024


Projeto “Seu melhor Sorriso” realizou 689 avaliações em crianças da rede municipal de ensino em Araçatuba

0



Foto: Divulgação Prefeitura Municipal

A Secretaria de Saúde de Araçatuba/SP no mês de setembro deste ano deu início a um Projeto de Saúde Bucal denominado, “Seu melhor Sorriso” que visa a redução dos índices de cáries em todas as fases da vida que iniciou em crianças na primeiríssima infância de 0 a 5 anos 11 meses e 29 dias, que estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino, que atende crianças em fase de Berçário, Maternal e Etapas (creches).

O projeto conta com a parceria da UNESP/FOA nos moldes do Projeto Sorriso Feliz, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, e realizado pelo Departamento de Atenção Básica do município de Araçatuba em conjunto com a equipe técnica de Saúde Bucal.

O objetivo é sensibilizar gestores, pais, educadores e comunidade em geral sobre a importância da educação, prevenção e promoção da saúde bucal para a diminuição da cárie, dor, problemas funcionais, estéticos e sociais relacionados à cárie dentária que pode ter início na primíssima infância.

Na primeira etapa, projeto piloto, os alunos da Faculdade de Odontologia acompanhados pela equipe técnica de Saúde Bucal do DAB realizaram 689 avaliações (64,21% dos alunos). Destes, 41,72% apresentaram algum tipo de problema bucal como: cárie, presença de placa bacteriana ou inflamação gengival que serão encaminhadas para tratamento nas Unidade Básicas de Saúde (UBS). Também foram detectadas em crianças com até 04 meses de vida presença de cárie.

O projeto foi realizado em 05 Emebs:

 EMEB Mariana Zancheta Venturolli – Jardim Umuarama

 EMEB Esther Gazoni – Hilda Mandarino

 EMEB Profª. Odette Costa Bodstein – Bairro Ivo Tozzi

 EMEB Profª. Sonia Maria Correia – Jardim Pinheiros

 EMEB Profª .Maria Helena de Freitas Carli – Bairro Vista Verde

Todas as crianças receberam um kit de higiene bucal com escova e creme dental, fizeram escovação supervisionada pelos profissionais, além de orientações de higiene bucal e cuidados com os dentes. 

A Secretária de Saúde, Carmem Guariente informou que diante dos resultados apresentados o projeto deverá ser mantido. “Os resultados obtidos são preocupantes, a proposta da Saúde é dar continuidade ao longo do próximo ano, pretendemos ampliar para todas as demais 35 Emebs do município”.

 

A Diretora da Atenção Básica, Cristiane Camargo, disse que a prevenção é o principal foco da Saúde. “Manter a higienização bucal e uma escovação correta podem prevenir os principais problemas odontológicos e melhorar a qualidade de vida. Gostaria de lembrar que as Unidades Básicas de Saúde têm profissionais que são capacitados para realizar atendimento de crianças, inclusive fazem os acompanhamentos desde da gestação passando por todas fases da vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *