29 de abril de 2024


Santa Casa de Araçatuba recebeu 313 prematuros em um ano

0



Foto: Assessoria de imprensa Santa Casa

A Santa Casa de Araçatuba recebeu de outubro de 2020 a outubro deste ano 313 crianças que nasceram antes do tempo previsto de gestação. O número divulgado pela assessoria de comunicação marca o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado nesta quarta-feira, 17 de novembro.

 

Em todo o mundo, um em cada dez bebês nasce prematuro, o que significa que cerca de 15 milhões de crianças nascem antes do tempo. Ou seja, antes de completar 37 semanas de gestação.

 

Na região de Araçatuba, segundo o neonatologista intensivista pediátrico Anderson Azevedo Dutra, o alto índice de prematuridade está associado à dificuldade de acesso à atenção primária e de coordenação da atenção primária nos 40 municípios para os quais a Santa Casa de Araçatuba é referência em obstetrícia de alto risco.

 

O médico é o responsável técnico pelo Serviço de Neonatologia Intensiva da Santa Casa de Araçatuba, que possui 17 leitos intensivos neonatais e três pediátricos e 12 leitos semi-intensivos neonatais.

 

“Possuímos uma estrutura robusta, além de profissionais altamente capacitados para cuidar dos bebês extremamente prematuros”, afirma o médico. A equipe é formada por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos e terapeutas.

 

A média de peso dos bebês que sobrevivem no complexo neonatal da Santa Casa de Araçatuba é entre 670 a 772 gramas. O tempo médico de internação é de 60 dias e os bebês recebem alta quando atingem os dois quilos.

 

Segundo Dutra, o grande desafio da neonatologia, hoje, não é somente em relação à sobrevivência dos prematuros, mas garantir qualidade de vida deles.

PROTOCOLOS

Para isso, o Serviço de Neonatologia Intensiva da Santa Casa de Araçatuba instituiu uma série de protocolos, que garantem aos recém-nascidos extremamente prematuros uma atenção especial, focada em uma nutrição precoce, com leite materno, e suportes adequados para evitar danos no médio e longos prazos.

 

“Este tem sido o nosso objetivo, temos vários protocolos de pesquisas em andamento que em breve pretendemos publicar na literatura médica, para que possamos contribuir de alguma forma na formação de um conceito em relação à prematuridade”, adiante ao médico.

 

O desafio constante da equipe de neonatologia da Santa Casa é manter a qualidade do serviço baseado em excelência técnica, com atendimento humanizado, adaptando os recursos tecnológicos à realidade do hospital e, principalmente, trabalhando os colaboradores no sentido de capacitá-los e motivá-los.

IMPORTANTE

O médico responsável técnico pelo Serviço de Neonatologia Intensiva da Santa Casa de Araçatuba pontuou ainda que é importante lembrar o Dia Mundial da Prematuridade para sensibilizar a população para a problemática dos bebês que nascem antes do tempo previsto, o que tem se tornado cada vez mais comum em decorrência do aumento da incidência de partos gemelares por pacientes submetidas à fertilização in vitro.

 EVENTO REUNIU PAIS E FILHOS NO HOSPITAL

Embora a data oficial seja celebrada apenas nesta quarta-feira (17), a Santa Casa de Araçatuba aproveitou o retorno do feriado ontem (16) para realizar um reencontro entre algumas famílias e equipe multidisplinar que juntas lutaram pela vida de seus bebês.

Entre os relatos de superação colhidos pela assessoria de comunicação do hospital está a de Shouta Benício Goto, atualmente com 6 meses, que nasceu de 33 semanas de gestação, em maio deste ano. A família é de Bilac (SP). A mãe dele, Ana Beatriz Kazuko Goto, lembrou que o menino nasceu pesando 2,440 quilos. Mas, embora tivesse peso aceitável, ainda não tinha os pulmões completamente formados. O quadro clínico fez com que ele tivesse de ficar sob os cuidados de intesivistas na UTI por 35 dias, dos quais uma semana passou intubado.

Extubado e com alta médica, o recém-nascido protagonizou retorno ao hospital, onde voltou a ficar por mais 15 dias, para tratar uma broncopneumonia.

 

“É tudo novo, mas só de vê-lo bem é satisfatório”, comemorou a mãe do menino, que não tem nenhum tipo sequela.

 

Outro caso de superação é o do menino José Otávio Bonilha Morais, que nasceu com 34 semanas de gestação e ficou 29 dias internado na Santa Casa de Araçatuba, sendo 18 deles na UTI.

Hoje com três anos e nenhum tipo de sequela, seus pais Jéssica Alexandrina Morais e Sérgio José Morais e Souza, que moram em Buritama, lembraram do todo a apreensão vivida enquanto o menino estava internado no hospital. Segundo eles, durante o tratamento ele teve convulsão e chegou a sofrer parada cardiorrespiratória.

 

No Brasil, mais de 12% dos nascimentos acontecem antes da gestação completar 37 semanas. Isso significa que 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia.

Com informações do Portal 018 News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *