Avião que caiu em Marília permaneceu 36 minutos no ar; acidente deixou dois mortos e um sobrevivente em estado grave
Foto: reprodução
Da Redação/Richard Silva
O avião de pequeno porte que caiu em Marília (SP) na manhã desta quarta-feira (10) permaneceu cerca de 36 minutos no ar antes do acidente que resultou na morte de duas pessoas e deixou uma terceira gravemente ferida. A aeronave caiu em um campo de futebol da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizado ao lado do Aeroporto Estadual Frank Miloye Milenkovich.
De acordo com dados da plataforma de monitoramento de tráfego aéreo FlightRadar, o avião decolou do aeroporto de Marília às 11h13. Durante o voo, atingiu aproximadamente 5 mil pés de altitude, o equivalente a cerca de 1.524 metros. Os registros apontam que a aeronave realizou trajetos em curva pela região, chegando a sobrevoar a cidade de Campos Novos Paulista, antes de retornar em direção ao aeroporto mariliense.
Segundo a Rede Voa, concessionária responsável pela administração do terminal, o plano de voo previa justamente o retorno da aeronave ao aeroporto de origem. A última posição registrada pela plataforma indicava que o avião estava a aproximadamente 2 mil pés de altitude, cerca de 610 metros, às 11h49, instantes antes da queda. O local do acidente fica a cerca de um quilômetro da pista do aeroporto.
Um vídeo gravado por frequentadores do clube mostra momentos de desespero logo após a queda da aeronave, que provocou um incêndio de grandes proporções. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para controlar as chamas e realizar o resgate das vítimas.
As vítimas fatais foram identificadas como Gabriel Maloni Mendes da Cruz, de 24 anos, e Henrique Guariente Filho, de 47 anos. Ambos eram pilotos, porém Gabriel era quem comandava a aeronave no momento do acidente. Os corpos foram encontrados carbonizados no interior do avião.
Uma terceira pessoa que também estava a bordo, identificada como Pablo Portella Ilwoski, de 28 anos, foi retirada com vida dos destroços por funcionários da AABB antes mesmo da chegada das equipes de resgate. Ele foi encaminhado ao Hospital das Clínicas de Marília, onde permanecia internado em estado grave até a última atualização das informações.
A aeronave envolvida no acidente era um bimotor de prefixo PT-MDB, modelo Beech Aircraft 58, fabricado em 1985. Conforme registros oficiais, o avião estava com a situação de aeronavegabilidade regular.
O avião pertence ao Grupo Ponzan Alimentos, empresa do setor alimentício especializada na produção de temperos, molhos, farináceos e conservas. Gabriel Maloni Mendes da Cruz, natural de Jales (SP), integrava a equipe de pilotos da companhia.
As causas do acidente serão investigadas pelos órgãos competentes, incluindo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável por apurar as circunstâncias que levaram à queda da aeronave.





