4 de junho de 2026



GCM prende homem e mulher trans com mais de 30 passagens criminais após furto em Birigui

Foto: divulgação

Da Redação/Richard Silva

A Guarda Civil Municipal de Birigui prendeu na madrugada deste domingo (30), dois indivíduos acusados por furtar cabos de cobre e conectores de um barracão, localizado no bairro Nossa Senhora de Fátima. A ocorrência resultou na prisão em flagrante da dupla, um homem e uma mulher trans, ambos com extensa ficha criminal. A dupla possui mais de 30 passagens criminais por furto, roubo e tráfico.

De acordo com a GCM, a equipe realizava patrulhamento pela Avenida João Cernach, sentido Parque do Povo, quando avistou a dupla. O homem carregava um saco preto nas costas e demonstrou nervosismo ao perceber a aproximação da viatura, o que motivou a abordagem.

Dentro do saco apreendido com o abordado havia três cabos de cobre de 500 mm, com aproximadamente 1,20 metro cada, além de cinco conectores, avaliados pela vítima em cerca de R$ 3 mil. Com a mulher trans, os guardas localizaram uma chave micha, outro conector e uma chave posteriormente identificada como pertencente à cabine de força do imóvel furtado.

Inicialmente, ambos alegaram que haviam recolhido os objetos em um terreno baldio. Porém, ao levá-los até o endereço citado, um barracão situado na Rua Olívio José da Rocha, os guardas constataram sinais de arrombamento. Confrontados novamente, os dois confessaram o furto.

A mulher trans ainda apontou para a equipe uma ferramenta usada para abrir os conectores, informando que a havia escondido no terreno baldio com a intenção de retornar ao local e cometer novo furto.

O vizinho do barracão forneceu o telefone do proprietário, que compareceu ao local e reconheceu os objetos recuperados como pertencentes ao seu imóvel.

A Polícia Científica realizou a perícia. No Plantão Policial, o delegado ratificou a prisão em flagrante. Os autores permaneceram à disposição da Justiça, e o material recuperado foi restituído ao proprietário.

Participaram da ocorrência o Inspetor Operacional Cerqueira, GCM Gudaitis, GCM Galvão e GCM Omori.