Bebê de 2 meses morre por coqueluche na Santa Casa de Araçatuba
Foto: ilustrativa
Da Redação/Richard Silva
O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Santa Casa de Araçatuba informou na manhã desta quarta-feira (11) o óbito de uma bebê de 2 meses por coqueluche. O óbito ocorreu na tarde desta terça-feira (10).
De acordo com o hospital, a bebê de 2 meses, da cidade de Castilho, foi internada no dia 15 de novembro na UTI Neonatal e Pediátrica. Apesar do tratamento intensivo, a bebê não resistiu e foi a óbito ontem (10) às 14h30. A Vigilância Epidemiológica de Castilho foi informada.
Ainda de acordo com a Santa Casa, a criança ainda não havia sido vacinada. A imunização contra coqueluche é preconizada para faixa etária dos 2 meses até 6 anos de idade.
Esse foi o primeiro óbito por coqueluche registrado na Santa Casa de Araçatuba. Porém, o hospital registrou outro caso positivo da doença em um bebê também com meses, de Araçatuba, internada em novembro. A criança reagiu bem ao tratamento e recebeu alta hospitalar no início deste mês.
COQUELUCHE
A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria (Bordetella Pertussis). Está presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, traqueia e brônquios. Crianças menores de seis meses podem apresentar complicações da coqueluche que, se não tratada corretamente, pode levar à morte.