Paróquia São Francisco e Santa Clara celebra a Dedicação da Igreja Matriz e Consagração do Altar
A paróquia realizará um tríduo festivo, com missas nos dias 3, 4 e 5 de outubro
A Paróquia São Francisco e Santa Clara celebrará um dos momentos mais significativos de sua história: a Dedicação da Igreja e a Consagração do Altar, na Matriz Paroquial, que está localizada na rua Maria Gadioli Fardin, 390, Jardim Pinheiros.
A cerimônia será realizada no dia do Padroeiro, São Francisco de Assis (4 de outubro), às 19h30. Segundo o Diretor da Presença Salesiana em Araçatuba, Pe. Paulo Vendrame, SDB, esta cerimônia é única e especial, e será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Sérgio Krzywy, marcando o encerramento das reforma e transformações arquitetônicas da igreja. “Agora, será consagrada como espaço exclusivo para o culto a Deus e para a celebração dos sacramentos”, explicou.
A consagração de uma igreja e de seu altar é uma cerimônia plena de significado, onde aquele espaço se torna sagrado e dedicado exclusivamente para o crescimento na fé e da santificação do povo de Deus. A partir dessa consagração, a Igreja Matriz será o local onde a comunidade se reúne para a celebração dos sacramentos — batismo, eucaristia, confirmação, crisma, unção, reconciliação e matrimônio — e para ouvir a palavra de Deus. O altar, símbolo de Cristo, será ungido com óleo pelo bispo, um ato que reforça sua exclusividade para a celebração da Eucaristia.
Um destaque especial durante a cerimônia é a unção do altar e a bênção das 12 cruzes dispostas na igreja, que representam os 12 apóstolos, testemunhas da fé cristã. “Este ato reforça a conexão da comunidade local com a tradição apostólica e com Cristo, o alicerce da nossa fé”, comentou Pe. Paulo.
Além da consagração, a Paróquia São Francisco e Santa Clara vive um momento de grande celebração. Este ano marca o jubileu de 20 anos de sua criação como paróquia.
TRÍDUO
A paróquia realizará um tríduo festivo, com missas nos dias 3, 4 e 5 de outubro. Nesta quinta-feira, dia 3, às 19h30, haverá a Santa Missa com o Frei Claudemir, seguida da Veneração das Relíquias de São Francisco. No dia 5, a programação começa às 8h com a tradicional bênção dos animais, e às 18h30, ocorrerá a procissão seguida de uma missa solene em honra a São Francisco de Assis.
Ainda no dia 4, a cerimônia terá a participação dos salesianos: Pe. Ricardo Carlos, SDB, Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso; Pe. Paulo Vendrame, SDB, Diretor da Presença Salesiana em Araçatuba; Pe. Delmiro Vieira, SDB, pároco da Paróquia São Francisco e Santa Clara; Pe. Eduardo Jácomo, SDB, Pró-Reitor de Pastoral, e Mestre Arnaldo Ernest Sugshi.
“Esta celebração marca um momento histórico e espiritual para a Paróquia São Francisco e Santa Clara e para toda a comunidade envolvida, que é convidada a participar desse evento solene e especial”, finalizou Pe. Paulo Vendrame.