Ligas de Pediatria e Oftalmologia participam da Campanha “De Olho Nos Olhinhos”
O retinoblastoma é um tumor ocular raro que afeta, principalmente, as crianças
As Ligas de Pediatria Dom Bosco (LPDB) e de Oftalmologia Santa Luzia (LAOSL) do UniSALESIANO participarão da campanha nacional “De Olho Nos Olhinhos”, uma iniciativa do casal Tiago e Diana Leifert, que tem como objetivo a conscientização sobre o retinoblastoma. A ação ocorrerá no dia 21 de setembro de 2024, das 12h às 20h, no Shopping Praça Nova Araçatuba, próximo à loja Centauro.
O retinoblastoma é um tumor ocular raro que afeta, principalmente, as crianças, e o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e a preservação da visão.
“A campanha visa alertar os pais sobre a importância de observar sinais precoces da doença, como o reflexo branco na pupila, que pode ser identificado em fotos”, explicou a acadêmica do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Maria Eduarda Pagliari Martins.
Segundo ela, durante o evento, os acadêmicos das ligas de Pediatria e Oftalmologia promoverão atividades para as crianças, distribuindo materiais informativos e orientando os pais sobre o retinoblastoma e outras doenças oculares infantis. “O foco é aumentar a conscientização da comunidade, contribuindo para a identificação precoce da doença e, assim, salvando vidas”, completou.
A pediatra Dra. Samara Geovana Machado Dranca Favaron, preceptora das ligas acadêmicas, estará presente para oferecer suporte profissional e orientar os alunos.
Além de Maria Eduarda, integram a LPDB os alunos: Bárbara Zapte dos Santos, Giovanna Karine Leal Magalhães, Adolfo Lucas Silva de Almeida, Isabella Fernandes Rigazzo, Júlia de Almeida Oliveira Rezende, Bianca Santana de Souza, Amile Alves Romagnoli, Isabella Giulia Silva Nardo, Iasmin Ilce de Marselha Rodrigues e Maitê Queiroz Dantas. Já a LAOSL possui dois membros: Luiza Fernandes Bueno e Ana Livia de Mattos.
PRECOCE
A campanha “De Olho Nos Olhinhos” oferece aos acadêmicos de Medicina a oportunidade de aplicarem seus conhecimentos sobre oftalmologia e pediatria, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce na luta contra o câncer ocular infantil. Para a comunidade, é uma chance de aprender a identificar os sinais da doença, ajudando a garantir a saúde e o bem-estar das crianças.