22 de novembro de 2024


Alarme de banco dispara, solta cortina de fumaça e assusta populares no centro de Birigui

0

Foto: divulgação

Da Redação

Uma cena incomum chamou a atenção de quem passava por uma agência bancária na rua 07 de Dezembro, na região central de Birigui (SP). O interior de uma agência do Banco do Brasil estava cheio de fumaça e o alarme foi disparado na noite desta terça-feira (18).

Populares que passavam pelo local acionaram uma equipe do corpo de bombeiros de Birigui, que rapidamente foram até a agência. Policiais militares e agentes da GCM também estiveram pelo local isolando a via para o atendimento da ocorrência. Apesar da grande quantidade de fumaça, foi percebido em primeiro instante pelos bombeiros se tratar de um mecanismo de segurança da agência.

Este tipo de alarme quando disparado aciona a liberação de fumaça, que funciona para dificultar possiveis assaltantes de caixas eletrônicos. Não foi constatado nada de anormal e ainda não há informações de como que o alarme foi disparado. Um responsável pelo banco foi chamado para desligar o alarme.

Após a chegada dos representantes da agência, as equipes do Corpo de bombeiros entraram na agência para realizar uma varredura no local. Após a varredura foi confirmado se tratar do mecanismo de segurança que libera uma cortina de fumaça, em casos de movimentos detectados por sensores ou quaisquer tipo de tentativa de violação a equipamentos e portas da agência.

COMO FUNCIONA A CORTINA DE FUMAÇA

Uma rede de sensores espalhados pela agência detecta a invasão. Quando isso acontece, demora apenas um décimo de segundo até que a central de controle acione o dispositivo que libera a fumaça. Ela é, na verdade, uma névoa formada por partículas de glicol, substância inofensiva para os seres humanos.

Após o trabalho realizado pela equipe do corpo de bombeiros, a via foi liberada pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *