Santa Casa de Araçatuba aprimora Serviço de Urgência e Emergência
Foto: divulgação
Da Redação
Melhorias foram alcançadas com implantação do Projeto Lean e resultados serão mostrados em apresentação, no próximo dia 13
Nesta segunda-feira (13/11), a Santa Casa de Araçatuba apresentará os resultados obtidos na primeira fase do Projeto Lean nas Emergências, em cerimônia que acontecerá no anfiteatro do hospital. As ações aplicadas visaram a redução da superlotação no Serviço de Urgência e Emergência, referência da instituição para 40 municípios da região.
O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde e desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), com a colaboração do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Moinho de Vento (RS) e Hospital Sírio Libanês (SP). A ação se baseia na metodologia Lean, um método de gestão de processos que objetiva reduzir falhas e desperdícios nas operações na área médica e nas unidades de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.
O programa foi implementado na Santa Casa de Araçatuba em junho deste ano, com a administração do Hospital Sírio Libanês. Os serviços de urgência e emergência da Santa Casa representam cerca de 90% das internações de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Seu pronto-socorro conta com 41 pontos de atendimento, sendo 7 deles destinados a casos críticos na sala vermelha e os outros 33 como leitos de observação, atendendo pacientes adultos e pediátricos.
“Esta iniciativa nos ajudou a aprimorar a qualidade do atendimento médico e otimizar os serviços de saúde, proporcionando benefícios significativos à comunidade atendida”, declarou Petrônio Pereira Lima, provedor da Santa Casa de Araçatuba.