Birigui fará campanha para atualização de vacinas de crianças e adolescentes
Foto: divulgação
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui iniciará na próxima segunda-feira (02/10) as ações da Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
A campanha será realizada até o dia 31 de outubro, nas 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. As vacinas serão aplicadas se segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, sem necessidade de agendamento prévio.
Serão ofertadas doses das vacinas contra: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B); Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; e Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba).
Fazem parte ainda: a Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela; e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Para o público adolescente também serão ofertadas doses das vacinas HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B; dTpa; e Meningocócica ACWY.
Também serão atualizadas as doses da vacina contra a covid-19, cuja a imunização ocorre de maneira ininterrupta, para todas as idades, no município.
A estratégia da Campanha Nacional de Multivacinação é atualizar a caderneta das crianças e adolescentes de 0 a 14 anos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Portanto, é importante que ao procurar a UBS, que seja apresentada a carteira de vacinação para que sejam conferidas as doses faltantes, com a finalidade de atualização.
A Campanha Nacional de Multivacinação tem o objetivo de oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal do público-alvo, elevar as coberturas vacinais e contribuir para a prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.
DIA D
No segundo sábado do próximo mês, ou seja, no dia 7 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, fará o Dia D de Multivacinação, para abranger um número maior de pessoas, dentro do Projeto de Vacinação Escolar, no Sesi Birigui.