23 de novembro de 2024


Osmar e Nadia Chor lançam livro no Riopreto Shopping na quinta-feira (24)

0

Além do lançamento, casal fará uma exposição de fotos da série “Pedalando por Sabores” que retrata cicloviagem à Campânia, na Itália

Da Redação

Foram 14 dias de viagem, 350 quilômetros pedalados, 20 cidades, dois vulcões visitados e muitas histórias para contar. Esses são apenas alguns dados da cicloviagem feita por Osmar Chor, diretor de Jornalismo da TV TEM, emissora afiliada à Globo, e sua esposa, a corretora de imóveis Nadia Chor, pelo sul da Itália, retratada no livro “Campânia: Turismo e Gastronomia Italiana”, o segundo da série “Pedalando por Sabores”, que acaba de ser publicado pela Mirabile Editora.

Para mostrar essa experiência para o público da região Noroeste Paulista, os autores farão uma noite de autógrafos na Mostra Arq Design, do Riopreto Shopping, no dia 24 de agosto, das 19h às 21h. Nesta data, também será lançada uma exposição de fotos que levam os visitantes a trechos desta aventura por essa região da Itália. A exposição segue em cartaz na Praça 2 de Eventos do Riopreto Shopping até o dia 31 de agosto.

Após quatro anos da viagem pelo deserto peruano, que rendeu o primeiro livro da série, o “Rota Moche”, o casal, afastado das rotas internacionais devido à pandemia da Covid-19, se aventurou, em novembro do ano passado, pela belíssima Campânia, região com 6 milhões de habitantes e conhecida como a terra da muçarela de búfala, do limoncello e da pizza. A viagem partiu de Nápoles, terminando em Maratea, a única cidade da região da Basilicata que o casal pedalou.

Chor e Nádia combinam sua paixão pelo ciclismo em uma jornada única pelas belas paisagens, histórias e uma gastronomia ainda desconhecida pela maioria das pessoas. Com uma narrativa envolvente, receitas deliciosas e fotografias deslumbrantes, “Campânia: Turismo e Gastronomia Italiana” mergulha os leitores em uma experiência inesquecível, onde a bicicleta se torna o veículo perfeito para explorar os encantos locais, incluindo dois dos quatro vulcões previstos.

Escolher apenas uma região da Itália foi uma tarefa bastante difícil, diante da imensidão de opções que o país oferece. “Escolhemos Campânia porque lá tem de tudo um pouco, natureza, história, gastronomia e mais uma infinidade de razões”, defende Chor. “É um prazer compartilhar em 96 páginas a beleza e as delícias da Campânia com os leitores. Para isso, mergulhamos no dia a dia dos moradores da região, entendendo o cotidiano do povo e conversando muito com as pessoas”, completa.

O livro também traz nove receitas de pratos, sobremesas e bebidas típicas da região. Além disso, o casal destaca as iguarias italianas, como o torrone, trufas, o famoso presunto parma e os benefícios da dieta mediterrânea. Na publicação, são reveladas algumas comidas brasileiras que se parecem com as italianas.”Nosso objetivo com a série Pedalando por Sabores é inspirar as pessoas a explorar a região, experimentar os sabores autênticos e mergulhar na rica cultura local. Esperamos que ‘Campânia’ seja uma porta de entrada para uma experiência enriquecedora e inesquecível”, enfatiza Nadia.

Capa do livro: sessão de autógrafos acontece dia 24/08, no Riopreto Shopping

Dificuldades e imprevistos

Além de todas as belezas e experiências positivas, em toda cicloviagem é comum ocorrerem situações desgastantes. Com a experiência neste tipo de viagem, o casal foi surpreendido por algumas dificuldades que, por meio de um QRCode no final do livro, os leitores poderão acompanhar, em vídeo, alguns desses momentos e seus desfechos.

Chor e Nádia sofreram com as fortes chuvas, que os fizeram encerrar a viagem cinco dias antes do programado. Mesmo assim, as intercorrências não tiraram a beleza do cicloturismo. “A chuva atrapalhou bastante a gente, mas entendemos que é uma adaptação normal e nem sempre dá para fazer tudo que se planeja. Não encaramos isso como um fracasso. A viagem foi maravilhosa, conhecemos pessoas incríveis, subimos mais de 3500 metros de altimetria, o que equivale à metade do Everest de bike, com peso e ainda produzindo conteúdo”, comemora Chor.

SAIBA MAIS

Informações sobre os autores:

Osmar e Nádia Chor são cariocas, têm 61 e 57 anos respectivamente e há 10 anos são cicloturistas, com inúmeras viagens pelo Brasil e exterior. O casal já lançou três livros: “Antes Tarde Do Que Mais Tarde” (2018), em que retratam a jornada de mil quilômetros por Alemanha, Áustria e Itália, e os dois do projeto Pedalando Por Sabores, “Rota Moche” (2019), sobre o turismo e a gastronomia do Peru, e Campânia (2023), com a mesma temática, mas desta vez na região sul da Itália. Em todos, em comum, a paixão pela bicicleta e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *