Foragido tenta escapar de abordagem, bate o carro e acaba preso pela GCM
Foto: Divulgação
Da Redação
Um homem de 51 anos, foragido do CPP Centro de Progressão Penal), de Valparaíso (SP), foi capturado pela Guarda Civil Municipal, na madrugada desta quarta-feira (19), após tentar escapar de uma abordagem em alta velocidade e colidir contra uma oficina na avenida José Agostinho Rossi, na vila Roberto, em Birigui (SP). O carro ficou destruído com o impacto.
Segundo o que foi apurado pela nossa reportagem, uma equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Birigui, Inspetor Operacional Alcântara e GCM Jardim, encontravam-se em patrulhamento pela Rua Mario de Souza Campos, próximo ao SESI, quando depararam-se com um veículo Peugeot/308, no sentido oposto, com os faróis apagados, que quase colidiu contra a viatura.
A equipe deu meia volta com a viatura e fez um breve acompanhamento, com os sinais luminosos e sonoros, no intuito de avisá-lo para que acendesse os faróis, porém o condutor do veículo rompeu marcha em velocidade incompatível com a via, gerando perigo de dano. Ele seguiu pela Rua Mario de Souza Campos e, adentrou à direita na contramão de direção pela Rua João Galo, onde em seguida entrou à direita pela Rua Francisco Galindo de Castro, sentido bairro, sempre em alta velocidade. Já pelo cruzamento com a Avenida José Agostinho Rossi, veio a perder o controle do veículo, chocando-se contra a parede de uma oficina mecânica, causando danos no veículo, na parte dianteira e praticamente na maior parte do motor.
COLISÃO
Com a força do impacto, os airbags do veículo foram acionados, evitando um mal maior nos ocupantes, que estavam sem cinto de segurança. A passageira do veículo, de 48 anos, sofreu escoriações em ambos os joelhos e se queixava de dores num dos calcanhares. Já o condutor do veículo, identificado pelas iniciais S.R.J de 51 anos, queixou-se também de dores no joelho e no peito. Ambos foram socorridos ao Pronto-socorro municipal, onde passaram por exames de imagens, sendo ambos atendidos, medicados e liberados.
FORAGIDO
Em revista pessoal, foi localizado com o condutor uma porção de crack no bolso de sua calça, que ele afirmou ser para seu consumo. Indagado a respeito da tentativa de evadir-se da abordagem, o condutor informou que não era habilitado para conduzir veículo automotor e ainda disse que estava foragido do sistema prisional, do CPP de Valparaíso (SP), desde o dia 03/01/2023, de onde não retornou da “saidinha de natal”. Em pesquisa no sistema, confirmou a existência do Mandado de Prisão em desfavor do indivíduo, expedido em 10/02/2023, pela 1ª Vara das Execuções Criminais do Foro e Comarca de Araçatuba (SP).
PRESO
Diante dos fatos, a autoridade policial judiciária Dr. Guilherme Melchior Valera, elaborou boletim de ocorrência de captura de procurado e porte de entorpecente. Após a elaboração da ocorrência, ele permaneceu preso e foi novamente encaminhado ao sistema prisional. O carro foi apreendido e não era do indivíduo, segundo ele havia pego para buscar um lanche com a passageira.