Criança Boliviana de dois anos morre após engasgar dentro de ônibus de turismo
Da Redação
Uma criança de nacionalidade Boliviana, Dylan Vargas Gervacio, de apenas 2 anos, que estava acompanhado de sua mãe, uma jovem de 21 anos, também de nacionalidade boliviana, faleceu após ter se engasgado, seguido de uma possível broncoaspiração. A criança e a mãe viajavam em um ônibus de turismo que faziam a linha de São Paulo (SP) á Corumbá (MT). Funcionários do via rondon e médicos do pronto socorro municipal de Birigui (SP), tentaram a reanimação da criança, porém não obtiveram êxito, dando entrada já em óbito pela unidade de saúde.
Segundo o que foi apurado pela reportagem do Birigui Notícias da Hora, Policiais militares foram acionados neste domingo (25), a comparecer no Pronto Socorro de Birigui (SP) onde segundo constava no chamado, uma criança que seguia viagem num ônibus, acompanhado da mãe, havia passado mal durante o trajeto, próximo a praça do pedágio da cidade de Glicério (SP), sendo acionado socorro médico, mas chegando sem vida ao hospital.
Ainda com o que foi apurado, a criança de 2 anos seguiam viagem em um ônibus Mercedes/Benz, que foi fretado para seguir viagem de São Paulo (SP), para a cidade de Corumbá (MT), com 53 passageiros, todos bolivianos, conduzido por dois motoristas brasileiros.
Criança
De acordo com um dos motorista por volta das 04h15min, deste domingo (25), alguns passageiros passaram a chamar, pedindo por ajuda, informando que a criança Dylan de 02 anos, estava passando mal, e que há cerca de 20 minutos estavam tentando reanimar a criança. Nesse instante, o motorista que havia acabado de passar pela praça de pedágio de Glicério (SP), de imediato encostou o ônibus e foi até os funcionários da praça de pedágio para pedir o acionamento da emergência. Ainda segundo o motorista, disse que naquele momento, chegou a colocar os dedos na região do pescoço da criança, com a intenção de verificar sinais vitais, onde então percebeu a ausência de pulsação, e ao pegar as mãos da criança, notou que estavam frias.
Óbito
Com a chegada da ambulância no local, a criança foi encaminhada para o Pronto Socorro da cidade de Birigui (SP), porém já deu entrada na unidade de saúde em óbito.
Mãe
Segundo a mãe de Dylan, disse que por volta das 23:00 de ontem (24), pegou no sono, e que ao acordar por volta das 04h00min, visualizou o seu filho caído no chão, com a barriga para cima, e que ao pegar nele, sentiu ele frio, sem atender seus chamados, contando com a ajuda da passageira do banco de trás para tentar reanimar o filho, depois de outros passageiros, não obtendo êxito, onde então informaram o motorista sobre o ocorrido, pedindo por seu auxílio.
Nova tentativa de reanimação
Ainda segundo a mãe, pelo Pronto Socorro de Birigui (SP), a criança foi atendido pelo médico Dr. Felipe Pellegrini Tavares, o qual constou que o paciente apresentava irresponsividade, sem sinais vitais, cianose de extremidades, sendo realizada novamente a tentativade reanimação, sem sucesso, ja apresentando rigidez. Segundo o Diagnóstico inicial apontado pelo médico, a criança sofreu um possível engasgo, com provável causa de broncoaspiração.
IML
Uma assistente social da cidade de Birigui (SP), foi acionada para amparar a mãe, em seguida o Consulado da Bolívia no Estado de São Paulo foi comunicado sobre essa ocorrência, através do e-mail. O corpo de Dylan foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal), onde passará por exames necroscópico para apontar a real causa da morte da criança de 02 anos. Após será liberada ao familiares.