Vacina Meningocócica C é ampliada temporariamente para professores, agentes de ensino e adolescentes de 15 a 19 anos
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, seguindo orientação do estado, ampliou temporariamente a vacinação contra meningite meningocócica C para professores e agentes educacionais que estão em contato direto com alunos em sala de aula, e adolescentes de 15 a 19 anos.
A ampliação é temporária até o mês de julho ou até o fim do estoque. A extensão do público-alvo tem o objetivo de proteger a população contra a doença meningocócica do sorogrupo C, ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no país.
Para se vacinar, basta procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima do seu bairro. É necessário apresentar documento pessoal, carteira de vacinação e comprovante de que atua na área.
Na rotina, a vacina meningocócica C é administrada para crianças de até dez anos de idade e trabalhadores da saúde. Para adolescentes de 11 a 14 anos, está incluída também a vacina ACWY, que protege contra quatro tipos de meningite.
A meningite C é uma doença que pode ser prevenida por meio da vacinação. Ela se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença.