22 de novembro de 2024


Copa do Mundo apresenta oportunidade para alavancar vendas de pequenos negócios 

0

Éderson Rigon, coordenador do curso de Ciências Contábeis do UniToledo Wyden

Da Redação

Empresários podem se destacar ao associar o campeonato esportivo com as confraternizações de fim de ano, afirma especialista 

O Brasil entra em campo mais uma vez nesta sexta-feira, 02, para o último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo 2022, e quanto mais o time avança na competição, mais abre oportunidade de empresários aproveitarem a data para alavancar as vendas e ações de marketing, para além de camisetas e itens de decoração temática.

O docente e coordenador do curso de Ciências Contábeis do UniToledo Wyden, Éderson Rigon analisa que qualquer segmento de negócios pode se beneficiar com o calendário do torneio esportivo, inclusive os pequenos empreendedores, desde que usem a oportunidade de forma assertiva com o consumidor.

“Toda empresa que atua no ramo do comércio pode se beneficiar com a Copa do Mundo. Alguns setores comerciais, como eletrônicos e vestuário têm maiores possibilidades de incremento nas vendas. Bares e restaurantes também possuem excelentes oportunidades no período”, afirma o contador.

Um estudo divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) projeta R$ 1,48 bi em vendas no comércio e serviços para a Copa do Mundo. O percentual é de 7,9% acima do volume registrado na Copa de 2018, que ocorreu na Rússia e movimentou R$ 1,37 bi. A Confederação projetou que os bares e restaurantes devem ter um faturamento de R$ 864 milhões.

Ainda em um cenário econômico de recuperação, a criatividade pode ser uma ótima alternativa aos negócios, especialmente aos pequenos empreendedores, considerando que neste ano, excepcionalmente, a Copa abrange um período tradicionalmente festivo.

“Há muitas confraternizações de empresas, amigos e familiares, sempre atrelada à troca de presentes e mimos. O empreendedor que conseguir associar esses eventos certamente terá um bom retorno”, ressalta Rigon.

A criatividade pode fazer total diferença na hora do consumidor escolher, o que pode aquecer ainda mais os negócios que trabalharem o tema. Utilizar as redes sociais e os aplicativos de mensagem para manter contato com esse grupo de clientes, informando sobre eventos e promoções temáticas é bastante atraente aos consumidores

“Eventos como a Copa do Mundo trazem, além de oportunidades, mais concorrência, afinal, todos querem se destacar e chamar a atenção do mercado consumidor. Diante disso, o empreender criativo e que possuir uma boa gestão financeira se destaca.”

Além disso, o fato de que o campeonato será disputado no período de pagamento da primeira parcela do 13º salário favorece a expansão dos gastos neste ano.

“Como é caracterizado por um período festivo e com maior giro de dinheiro em virtude do 13º salário, a economia tende a se beneficiar. Estratégias conscientes dos empreendedores e consumidores, do ponto de vista financeiro, também são fundamentais para que a oportunidade não se torne um problema”, finaliza Éderson Rigon, coordenador do UniToledo Wyden.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *