23 de novembro de 2024


Araçatubense é promovido a capitão da Marinha do Brasil

0

Foto: Reprodução

Da Redação/Richard Silva

O Araçatubense Prof. Dr. Edwaldo Costa (Guga), foi promovido esta semana a capitão da Marinha do Brasil. Guga, que antes da promoção era tenente, desenvolve nas Forças Armadas a função de jornalista do Centro de Comunicação Social da Marinha.

Natural de Araçatuba, Guga, como é carinhosamente chamado, é filho de Lena e do vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa. Ele cursou Ciências da Computação no COC e Jornalismo no UniToledo. O araçatubense é o único jornalista das Forças Armadas do Brasil com a titulação de Pós-Doutor.

Em portaria publicada ontem (10) no Diário Oficial da União, o comando do 7° Distrito Naval da Marinha, promoveu o 1° Tenente Edwaldo Costa ao posto de Capitão-Tenente da Reserva de 2ª Classe da Marinha.

De acordo com a portaria 557/22 assinada pelo comandante Gilberto Santos Herr (Vice-Almirante) e pelo assistente do comando Rodrigo Chagas Pestana (Capitão-Tenente), a promoção entrou em vigor no dia 7 de novembro.

CARREIRA

O capitão Edwaldo Costa ingressou na Marinha trabalhando inicialmente em Corumbá (Mato Grosso do Sul). Depois teve rápida passagem por Cuiabá (Mato Grosso), antes de chegar em Brasília.

Na Marinha, Edwaldo Costa teve uma das mais expressivas experiências como profissional e cidadão. Ele fez parte do batalhão que atuou em Roraima durante o momento mais tenso das relações com a Venezuela, quando a fronteira chegou a ser fechada. Costa trabalhou no acolhimento aos venezuelanos que atravessavam a fronteira.

Em 2020, o ainda tenente participou da cobertura da reinauguração da Estação Comandante Ferraz, mantida pelo Brasil na Antártida.

MEDALHA

Em julho deste ano, Guga recebeu da Câmara Municipal de Araçatuba, a medalha 9 de Julho, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *