24 de novembro de 2024


Evento online gratuito discute a função social do teatro e a relação entre a cultura, as artes e a sociedade

0

A plataforma Lab Criação realiza na terça (14) um webinário com transmissão ao vivo; a atividade integra a programação do ciclo formativo “Cultura e Sociedade”

A experiência social pode levar os artistas a formulações radicais sobre a realidade, reivindicando justiça econômica e social? A cultura e as artes devem contribuir para o desenvolvimento da consciência humana e a melhoria do regime social? Qual é o lugar do teatro na sociedade atual? Estes e outros questionamentos nortearão o webinário de encerramento do ciclo formativo Cultura e Sociedade, realizado pela plataforma Lab Criação.

Com o tema “Cultura, teatro e sociedade”, o evento online acontece nesta terça (14), às 19h, e será comandado por Maria Elisa Cevasco e José Fernando Peixoto de Azevedo, pesquisadores nos segmentos de cultura e artes cênicas. O webinário será transmitido ao vivo pelo canal de YouTube do LAB Criação (www.youtube.com/labcriacao) e é aberto ao público em geral interessado no tema.

Maria Elisa e José Fernando abordarão questões sobre a relação entre a cultura, as artes e a sociedade, as interconexões entre os processos históricos, sociais e culturais e o modo como a cultura se constitui enquanto reflexo e expressão da sociedade em seu tempo histórico, ao mesmo tempo em que provoca a sociedade a refletir e intervir para gerar mudanças na vida social e política.  

A ideia é avaliar caminhos para confrontar o processo de mercantilização das produções culturais, entendendo-as enquanto bens de interesse público. Como reforçam os participantes do evento, o teatro político, como um movimento artístico-cultural que apresenta um interesse na vida social e a necessidade de intervenção efetiva na realidade, é o fio condutor deste debate sobre a função social do teatro na atualidade, a capacidade dos movimentos teatrais de contestarem as desigualdades vigentes e intervirem na situação social e política do país.

PALESTRANTES
Maria Elisa Cevasco é professora titular de literatura e estudos culturais na Universidade de São Paulo. É autora de Dez Lições de Estudos Culturais, editora Boitempo, e de Para Ler Raymond Williams, editora Paz e Terra. É Pesquisadora do CNPq, com trabalhos sobre as ligações entre produção cultural e sociedade.

José Fernando Peixoto de Azevedo possui graduação e doutorado em Filosofia, pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo-USP. Atua como pesquisador nas áreas de história e estética do teatro brasileiro e do teatro negro, estética teatral contemporânea, além de estética e filosofia contemporâneas. É professor de Estudos de Dramaturgia e História do Teatro Brasileiro, Análise do texto e da cena (teorias do teatro) e Oficinas de Montagem na Escola de Arte Dramática-EAD da Escola de Comunicações e Artes da USP. É professor-orientador no Programa de Artes Cênicas (PPGAC) da ECA-USP, na área de Práticas e Teorias do Teatro. É dramaturgo, diretor de teatro e cinema. Foi fundador, dramaturgo e diretor do Teatro de Narradores e é colaborador de coletivos como Os Crespos. Atua também como curador.

NOVA TURMA
Devido a grande procura, o Lab Criação abriu uma nova turma para o Ciclo Cultura e Sociedade. As inscrições podem ser feitas no site www.labcriacao.com e as aulas começam no dia 13 de junho, segunda-feira. Com 400 inscritos, a turma 1 está fechada e segue o calendário inicial de atividades.

SOBRE O LAB CRIAÇÃO
O LAB Criação é uma plataforma virtual que reúne conhecimentos voltados à formação cultural, à criação e ao desenvolvimento de pesquisas e projetos socioculturais. O Ciclo Cultura e Sociedade promove a pesquisa e produção cultural, compartilhando conhecimentos de artistas, educadoras(es), gestoras(es) e produtoras(es) que pesquisam e trabalham com artes cênicas, cultura e sociedade, por meio de uma série de atividades formativas online, como webinários, videoaulas, e-book, além de orientação de projetos culturais, que acontecem até o mês de julho deste ano. A participação é gratuita.

O Ciclo é realizado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, empresa produtora de soluções e embalagens sustentáveis de papelão ondulado, apoio da Prefeitura de Araçatuba/SP e da Prefeitura de Blumenau/SC, realização da Bendita Prosa, Girassol Incentiva, Simpoiese Projetos Culturais, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal.

WESTROCK
A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais em www.westrock.com.br .

“As atividades culturais são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária, próspera e com oportunidades e desenvolvimento para todas as pessoas. A WestRock apoia o Lab Criação porque entende a importância de investir em ações com potencial de transformar as comunidades onde atua”, reforça Cynthia Wolgien, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação da WestRock Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *