22 de setembro de 2024


José Carlos Taldivo, o Lalo, de engraxate e leiteiro a empresário bem sucedido

0

Por Carlos Alberto Tilim

Pouca gente sabe, mas o renomado empresário de Birigui, José Carlos Taldivo, o Lalo, 70 anos, já foi engraxate e leiteiro quando ainda criança e adolescente e trabalhava duro para o sustento de casa. Filho de Olívio Taldivo e Duzolina Laluce Taldivo, Lalo é o segundo homem dos cinco filhos do casal, sendo duas mulheres. Apenas um irmão já faleceu de acidente. Ele é formado no ensino médio como professor, e casado com Simara Taldivo, com quem teve três filhas Fabiana, Sabrina e Natália e seis netos.

Lalo rodeado pelos seis netos 

“Meus pais vieram de família humilde e naquele tempo a gente tinha que trabalhar duro para ajudar no sustento de casa” lembra ele que começou a trabalhar aos 10 anos da idade. “Meu pai foi carvoeiro e depois puxava trabalhadores para a roça de algodão e eu já ia com ele” lembra emocionado.

Na adolescência, arrumou emprego na Casa Armênia de Birigui, onde trabalhou como vendedor e depois passou a gerente. “Trabalhava bastante e sempre dizia pra minha mulher que nossas filhas com 12, 14 e 16 anos na época não iam trabalhar de empregada pra ninguém”, revela ele.

“Então fiz acerto com meu patrão e montei a Louca dos Calçados no Centro de Birigui” continua. “Graças a Deus a loja foi crescendo e em fevereiro de 1994 fundei o Lalo Calçados e Esportes que cresce até hoje”, comemora ele que é hoje um dos maiores empresários respeitados do Estado.

Além da Lalo Esportes, que fica na Praça Dr. Gama, no Centro de Birigui, ele tem ainda na cidade o LALO Homem (vende roupas sociais e acessórios para homem), a LALO Kids (tudo para bebês) e recentemente inaugurou o LALO Auto Posto de Combustíveis. Ele emprega hoje 40 funcionários direto e indiretamente. A Lalo Esportes tem produtos de todas as modalidades esportivas.

FUTEBOL

Lalo sempre foi apaixonado pelo futebol e é são paulino, devido ao seu pai. Jogou futebol amador como ponta-direita do São paulinho da Vila Fátima. Já foi presidente do Bandeirante Esporte Clube, e ainda hoje faz parte da diretoria como presidente do departamento de marketing.

“O Lalo sempre foi um grande incentivador e colaborador do esporte amador e profissional de Birigui”, admite o presidente do Bandeirante em exercício Ademir Wellington de Oliveira. “Por isso determinamos que produtos oficiais do BEC o torcedor só encontra no Lalo Esportes, que tem uma lojinha exclusiva do Leão”,  completa Ademir. Na Loja do BEC você encontra camisa oficial do time, além de bonés, chinelos, shorts, meias, canecas e chaveiros.

EM ARAÇATUBA

José Carlos Taldivo, o Lalo, também incentivou e ainda ajuda o futebol em Araçatuba. Por mais de 20 anos, patrocinou os campeonatos disputados na Chácara do Mael. Todos os segundos semestres, era realizada a Copa Lalo Esportes de Minicampo, que foi sucesso até 2016.

De 2014 a 2016, inclusive, ele foi o arrendatário da Chácara do Mael. “Realmente o Lalo foi um dois maiores patrocinadores dos campeonatos realizados em minha chácara e só tenho que agradecer pelo apoio”, diz o proprietário da chácara o também empresário Esmael Rodrigues de Almeida, o Mael.

“O Lalo sempre esteve ao nosso lado e não podemos esquecer nunca o apoio que sempre deu não só aos nossos campeonatos, mas em vários outros em Araçatuba, Birigui e Região”, completa o empresário Carlos Alberto Castaldelli, o Carlinhos do Rápido 90, que fazia parte da comissão organizadora dos campeonatos.

O QUE MAIS AJUDOU

Presidente da comissão organizadora dos campeonatos disputados no Mael, o aposentado José Maurício Fioriti faz questão de destacar o trabalho do Lalo. “Não tenho dúvida em dizer que o Lalo foi o empresário que mais apoiou nossos campeonatos”, afirma Fioriti. “Se não fosse ele, nada de tudo isso tinha acontecido”,completa Maurício.

SER HUMANO

Edvaldo Barbosa, ex-jogador do Bandeirante é biriguiense, destaca a importância de Lalo para a cidade é região. “Ele foi e ainda é o empresário que mais ajudou o esporte de Birigui e região”, diz Barbosa. “E além do grande empresário é um ser humano fantástico que já me ajudou muito e ajuda até hoje muita gente”,completou o ex-atleta do Bandeirante.

Fotos de Lalo com os amigos na Chácara do Mael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *