23 de novembro de 2024


Conheça a história do Araçatubense Andrezinho, um dos melhores preparadores físico do Brasil

0







Por Carlos Alberto Tilim

Fotos Assessoria Bec

Não deve existir em Araçatuba e Região um preparador físico tão querido e respeitado como André Luiz Cruz de Oliveira, 52 anos, o popular Andrezinho. Contratado este ano pelo Bandeirante de Birigui para a disputa da Segundona, Andrezinho reside em Araçatuba e traz em seu currículo títulos importantes. 

Foi campeão da Segundona com o Votuporanguense em 2013, campeão da Copa Interior com o Bandeirante em 1986, vice-campeão da Série A3 em 2003 com a AEA e ainda participou do acesso do Atlético Araçatuba para a Série A3 em 2008.  

Andrezinho diz que o Bandeirante está bem estruturado e tem tudo para conquistar o acesso. “Sim pelo menos a estrutura foi montada para subir, prova disso é que estou tendo tudo para fazer um trabalho muito profissional e com condições comparadas a grandes times do futebol brasileiro”, elogia.

“Temos nutricionistas profissionais, uma excelente alimentação e um ótimo alojamento que nos deixa muito a vontade para realizar um grande trabalho”, revela.

O fato de morar em Araçatuba e trabalhar no maior rival da AEA não o incomoda de maneira alguma. “Isso fica para os torcedores que são fanáticos e têm o direito de pensar o que quiser, mas sou muito profissional para separar as coisas”. diz. “Amo Araçatuba, mas vou lutar com todas as garras e meus conhecimentos para que o Bandeirante seja campeão”, completa.



HORÁRIOS

Andrezinho lamenta o fato da Federação Paulista colocar horários absurdos nos jogos como 10h, 11h e 15 horas. “Isso exige um trabalho maior no cuidado com os atletas, pois com o calor que faz, se ele não for bem preparado pode ter muitos problemas com a saúde”, revela.

Sendo assim, ele ordenou a comissão técnica que os treinos fossem realizados no mesmo horário dos jogos. “Estes horários prejudicam e muito o bom futebol, já que se esses fossem realizados após às 18 horas com certeza todos renderiam mais”, admite.

Com isso, os atletas têm uma refeição balanceada, sendo duas horas antes da partida e outra mais reforçada horas após os jogos e treinamentos. 

PSICOLOGIA

Andrezinho revela que o lado psicológico do atleta tem que ser muito bem trabalhado por profissionais do grupo. “Você pode preparar o atleta durante dias para o jogo e de repente ele tem algum problema familiar horas antes aí vai tudo por água abaixo, pois ele não terá o mesmo rendimento”, completa. “Atrás do atleta, tem o ser humano que tem família,  sentimentos e emoções como todo mundo”,  diz. “Então acopla tudo e tanto o lado físico como o psicológico influenciam no rendimento do atleta e consequentemente do grupo”, completa ele. 

ATLETA

Andrezinho também praticou atletismo e ainda curte até hoje. Suas especialidades eram 100, 200 e 400 metros. Foi campeão sul-americano e intercontinental, campeão dos Jogos Regionais e Abertos do Interior e ainda participou do Panamericano. Também foi técnico no atletismo de Araçatuba. “E ainda estamos por aí trabalhando até hoje e fazendo o que a gente gosta”, graças ao bom Deus”, conclui André.

PROFISSIONAL

O presidente do Bandeirante, Ademir Wellington de Oliveira, diz que não pensou duas vezes em contratar Andrezinho. “Já trabalhou comigo e fomos campeão aqui no BEC. É um cara trabalhador e de um caráter incrível”,  diz Ademir. “Sabe tudo que o atleta precisa e é um ser humano fantástico e estou muito tranquilo neste setor pois ele é muito profissional e não perde em nada para preparadores de grandes equipes”, diz Ademir.

ANDRÉ

O técnico André Alves vai ainda mais longe que Ademir. “O Andrezinho é meu grande amigo antes do futebol e isso facilita nossa convivência no trabalho”, diz André. 

“Não tenho dúvida que é um dois melhores preparadores físicos que já conheci e estou bem amparado pois converso muito com ele e o escuto muito e respeito”, completa. “E além disso temos outros grandes profissionais dentro da comissão técnica que nos ajuda”, completa o treinador. 

























Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *