23 de novembro de 2024


Rio Preto tem 71 pacientes com Covid aguardando vaga em UTI

0



                                                             Foto Ilustrativa

Da Redação

Fonte Dhoje Interior

Rio Preto tinha na tarde desta quinta-feira (11) 71 pacientes na fila de espera por uma vaga em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Para a enfermaria a demanda é de 69 pacientes. No total, 140 pessoas esperam por atendimento em um hospital de Rio Preto, isso de acordo com o CROSS – reguladora do Estado que determina as vagas para os pacientes.

Deste total, 46 pacientes têm entre 23 e 60 anos; 81 entre 61 e 80 anos e 13 pacientes acima dos 81.

A cidade tem dois hospitais que atende o SUS, Hospital de Base e Santa Casa. O Hospital de Base tem 133 leitos que também já estão 100% ocupados desde o final de semana. A Santa Casa, que atende somente pacientes de Rio Preto, tem 48 leitos de UTI e todos estão também ocupados. Na enfermaria do SUS a ocupação é de 68%.

“A situação é extremamente crítica e se não houver a colaboração de todos ainda vai piorar mais”, diz o Secretário de Saúde Aldênis Borim.

A falta de leitos deixa pacientes e famílias em desespero. Casos como idosa Vera Lúcia Fernandes Guimarães Alvarenga Banhato, de 67 anos, que estava numa maca na UBS do Solo Sagrado e desde segunda-feira (8) aguardava uma vaga para internação em uma unidade intensiva.

“Minha mãe não saía de casa para nada, nós, filhos, tomamos todos os cuidados em relação a ela e meu pai. Não sabemos como ela pegou e também isso nem vem ao caso agora, o que importa é ela viver”, fala a filha Mylen Banhato.

Nesta quinta-feira (11) a idosa precisou ser intubada e foi transferida para a Unidade de Suporte Respiratório do Fraternidade, que atende exclusivamente casos de Covid onde terá melhor atendimento. “Minha mãe foi pra um lugar com um pouquinho mais de estrutura que a UBS, mas ela ainda precisa de uma UTI”, disse a filha no final da tarde desta quinta-feira.

O pai, o irmão e a cunhada da Mylen também testaram positivo para Covid-19, porém não apresentaram sintomas graves da doença.

De acordo com as informações da família, antes de a idosa ir para a unidade do Fraternidade, foram tentados todos os hospitais e até uma ambulância com UTI móvel, mas sem sucesso. No final da noite desta quinta-feira, Vera infelizmente não resistiu e faleceu.

A reportagem pediu informações para a Secretaria de Saúde sobre o caso da idosa mas ainda não recebeu um posicionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *