23 de novembro de 2024


Comunidade já doou vários itens para Santa Casa de Araçatuba; arrecadação está centrada agora em luvas e máscaras descartáveis

0



Maria Ionice(primeira à esquerda) recebendo insumos doados

Da Redação

Fonte Santa Casa de Araçatuba

Com pouco mais de 15 dias de realização, a campanha para doação de insumos desencadeada pela Comissão de Captação de Recursos da Santa Casa de Araçatuba já apresenta resultados.  “A comunidade respondeu rapidamente através de doações individuais e de instituições não governamentais e religiosas, e isso nos sensibiliza muito”, define Maria Ionice Zucon, coordenadora da Comissão e tesoureira da Santa Casa de Araçatuba.

A primeira prévia da totalização das doações recebidas indica que a quantidade de alguns dos itens da relação a ser doada é suficiente para próximo de dois meses de consumo. 

É o caso por exemplo de água mineral. Foram doados 20.571 copos, que garantem 71 dias de consumo. A média mensal consumida no hospital é 8.600 copos. O produto é para consumo exclusivo dos pacientes em tratamento de casos confirmados ou suspeitos de covid, e por exigência de normas hospitalares e da Vigilância Sanitária precisa ser servido em copos vedados   para evitar contaminação cruzada (transferência de vírus dentre pacientes positivos/pacientes em caso suspeito).  

“Nesse momento pedimos à comunidade que substitua a doação de água mineral por outros itens da lista de insumos. A quantidade recebida atende às necessidades’, orienta Gustavo Alves, da Gestão de Apoio da Santa Casa de Araçatuba.

Álcool gel, produto utilizado para higienização das mãos em todo ambiente hospitalar, também foi doado em quantidade suficiente para quase dois meses de consumo. A média mensal de consumo é de 190 litros, e até agora o hospital recebeu doações que totalizam 357,45 litros.

Máscaras descartáveis e luvas para procedimentos também foram recebidos em boa quantidade. A campanha já recebeu 30.255 máscaras e 13.092 pares de luvas, que garantem respectivamente, médias 15 dias e menos de uma semana de consumo. Pela própria natureza dos procedimentos nos quais a utilização é indispensável, os dois insumos tiveram consumo triplicado nas últimas semanas: 10 mil máscaras descartáveis e 20 mil pares de luvas. 

“Continuamos abertos a receber esses dois insumos que conforme os números do consumo representam as principais necessidades da Santa Casa de Araçatuba. Estamos abertos para qualquer quantidade doada. Não importa se poucas unidades ou centenas delas, o importante é somar conosco, neste momento de leitos totalmente ocupados por pacientes em tratamento de covid”, solicita Maria Ionice Zucon.

Nesta semana, o Rotary Club Leste doou 8.600 máscaras descartáveis. Outra doação expressiva do EPI  foi feita pelos organizadores do evento Vaca Loca, que realizaram ação solidária e doaram ao hospital 10 mil máscara descartáveis.

O hospital também recebeu itens diversos e igualmente bem-vindos:  3.844 quilos de pães; 634 quilos de alimentos diversos, dentre os quais, 200 kg de frango; 190 kg de gelatina; 90 máscaras de tecido; 10 óculos de proteção; 15 protetores faciais; 114 sabonetes em barra; 18.9 litros de shampoos e condicionadores.







Doadores

A direção da Santa Casa de Araçatuba e a Comissão de Captação de Recursos agradece às pessoas, e instituições que já estão participando da campanha de doação de insumos, segue alguns:

Everton Juliano Florêncio Lopes; Organização Não Governamental de Saúde de Birigui (Noroeste com Vida; Aurea Castilho Lacerda Francisco; Livia Trevelin Arede; André Ricardo Romagnoli; Luzia Maria de Oliveira Francischini; Jaqueline Maria Maximiano; SESI (Serviço Social da Indústria); Priscila Fernandes Rodrigues; Maria Aparecida Silva Prado; Douglas D’Angelo; Maria Claudia de Sousa Rodrigues; Luan Pereira Guimarães; Departamento Municipal de Saúde de Buritama; Doadores Anônimos (3); Sebastião Barleta; Aparecida Fátima Caretta; Luzia de Jesus Ramos; Olívio Martins Pereira; Monique Alves Ribeiro; Emerson Marcelo Bini; Eliane Modolo; Thalita Luciana Cavalcante de Souza Lima; Claudia Silveira Kawatoko; Selene Bertini Wanderley; Rodrigo Atayde (Água Araguá); Bruno Montani Ferrari; Douglas d’Angelo & Diego de Barros Bombarda; Transportadora Formigoni; Jandira Keiko Fugikura dos Santos; Supermercados Rondon; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agro Industrial; Medical Support Materiais Médicos e Hospitalares; Maria Ionice Vieira Zucon; Prefeitura Municipal de Luiziânia; Campanha de Combate ao Câncer de Araçatuba; Koji Kiwada; Luiz Cláudio Moreira; Mitra Diocesana de Araçatuba; Lucia Helena da Silva Alves Pereira; Maria José Gomes Barbosa Pita; Marcia Dolores de Carvalho (Eletromedicina Carvalho); Joaquim Pereira de Souza Filho; Leonardo Alves Baptista de Lima e população de Santópolis do Aguapeí; Lions Clube C-8; Comunidade Evangélica Casa do Pai, Rotary Club de Araçatuba Leste, e Vaca Lôca.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *