Realizada na Santa Casa de Araçatuba captação de órgãos de doadora de 48 anos
Da Redação
Foto Divulgação
Equipe cirúrgica do Hospital de Base de Rio Preto realizou neste sábado (24/4) captação de órgãos na Santa Casa de Araçatuba. Foram captados válvulas cardíacas, córneas e fígado. Foi a terceira captação realizada neste ano no hospital.
A doadora foi uma mulher de 48 anos, de Birigui, internada na Santa Casa de Araçatuba em 17/4 por quadro clinico grave de infarto e Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVCI). A paciente teve morte cerebral constata na sexta-feira (23/4) às 18h27. A família decidiu doar os órgãos.
De acordo com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), que coordenou os processos de constatação de morte encefálica, comunicação à família sobre a possibilidade de doação, o coração foi captado para retirada e válvulas.
O aproveitamento de válvulas do coração beneficia até quatro pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca. Trata-se de modalidade realizada através de parceria entre o Hospital de Base de São José do Rio Preto e o Banco de Tecidos Humanos de Curitiba.