Moradora de Araçatuba é multada em R$ 2.700 por manter pássaros em cativeiro
Da Redação/Richard Silva
Uma moradora de Araçatuba foi multada em R$ 2.700,00, pela Polícia Ambiental, por manter pássaros em cativeiro de forma irregular. A autuação foi feita nesta terça-feira (20).
A Polícia Ambiental durante patrulhamento, constatou a manutenção irregular de 02 pássaros nativos, sendo 02 Canários da Terra Verdadeiro, contidos em gaiolas individuais, penduradas na lateral da área da frente e no muro do corredor.
Enquanto a moradora prendia o cachorro, ela realizou a soltura do canário, que estava na gaiola do corredor, todo fato observado pela equipe policial.
Foram lavrados os Autos por incorrerem no disposto dos artigos 25 “matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar ou utilizar espécimes da fauna silvestre,
nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade
competente, ou em desacordo com a obtida” e, 26 “introduzir espécime animal silvestre, nativo, exótico ou híbrido, fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível”, da resolução SIMA 05/2021.
O outro canário foi reintroduzido em seu habitat e, posteriormente as gaiolas foram destruídas. A moradora foi orientada quanto a legislação e atendimento ambiental. A identidade da mulher não foi divulgada pela Polícia Ambiental.