1 de dezembro de 2024


Acadêmicos de Nutrição apresentam criações com alimentos saudáveis e nutritivos

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Foto: divulgação

O processo de desenvolvimento de novos produtos é crucial para a indústria de alimentos e para os consumidores

Com o objetivo de unir a teoria e a prática na criação de alimentos mais saudáveis e nutritivos, acadêmicos do 6º termo do Curso de Nutrição do UniSALESIANO promoveram uma apresentação de itens inovadores como encerramento da disciplina “Desenvolvimento de Produtos”, no último dia 19.

A atividade, conduzida pelas docentes, Juliana Sedlacek Bassani e Fabiana Maciel de Oliveira Hernandez, sob a supervisão da Coordenadora do Curso de Nutrição, Prof.ª Ariadine Pires, resultou na criação de produtos apresentados por meio de banners e folders temáticos, seguidos por uma degustação e análise sensorial, que considerou atributos como aparência, aroma, cor, sabor e textura.

Para isso, ao longo do semestre, os alunos foram divididos em quatro grupos e participaram de aulas teóricas e práticas, incluindo a elaboração de fichas técnicas e cálculos de informações nutricionais.

Entre os produtos desenvolvidos, estiveram: Milky Melt, um snack de brownie feito com cacau, tâmara, avelãs, castanha-do-pará, painço e gergelim; Gnocchi à la Sauce de Soja, nhoque de abóbora cabotiá com proteína texturizada de soja; Stick Jelly, biscoito crocante sem glúten feito com tapioca, ovos, queijo, alho, páprica e orégano, acompanhado de geleia de pera, suco de laranja e gengibre; e o Muffit, um muffin nutritivo feito com frango, abobrinha, cenoura e gergelim.

CRIATIVIDADE

Segundo as professoras, o processo de desenvolvimento de novos produtos é crucial para a indústria de alimentos e para os consumidores, promovendo inovação, saúde e sustentabilidade, além de estimular a criatividade dos alunos.

Já a Coordenadora Ariadine ressaltou que os futuros nutricionistas precisam atender às demandas de um mercado cada vez mais exigente, com foco em alimentos saudáveis e sustentáveis. “Por isso que, no nosso Curso, essa disciplina capacita os acadêmicos a desenvolverem produtos alinhados às práticas de mercado, marketing, responsabilidade ambiental e legislação vigente”, concluiu.

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