Proprietário de Cervejaria é preso pelo Baep acusado tráfico e contrabando em Birigui
Da Redação
Um jovem de 26 anos, proprietário de uma Cervejaria em Birigui (SP), foi preso no início da madrugada desta quarta-feira (29), acusado de tráfico de drogas e contrabando de cigarros provenientes do Paraguai. O flagrante aconteceu, após policiais do 12° Baep receber informações anônimas que naquele local haveriam grande fluxo de usuários de drogas, sendo averiguado e confirmado a comercialização de drogas.
Policiais do 12° Baep, durante patrulhamento de rotina, no início da madrugada desta quarta-feira (29), foram solicitados uma pessoa, que não quis se identificar, e realizou uma denúncia, dizendo que estava se sentindo incomodado com a grande quantidade de usuários de droga que frequentavam aquele local e as proximidades, sendo que seu proprietário, seria o responsável pela venda de entorpecentes.
COCAÍNA
Diante das informações, os militares se deslocaram até o local, quando a equipe estava passando próximo ao local da denúncia, avistaram cinco indivíduos na calçada, sendo que um deles, ao ver a aproximação da viatura, entrou rapidamente no estabelecimento com direção a um depósito nos fundos do estabelecimento. De imediato, um dos militares desembarcou e foi ao encalço do indivíduo, e o alcançou no momento em que jogava 12 microtubos contendo cocaína no chão.
CONFESSOU
Enquanto ele era abordado pelo policial, o restante da equipe fizeram a abordagem aos demais indivíduos que estavam na calçada, mas nada de ilícito foi encontrado. No entanto, disseram para a equipe, que seriam usuários de cocaína e que estariam no local consumindo bebidas alcoólicas. O indivíduo que havia dispensado os microtubos foi identificado como sendo R.S.C de 26 anos, proprietário do estabelecimento (Cervejaria), localizado na Rua Bahia. Ao ser indagado pela equipe sobre os entorpecentes encontrados e a denúncia em seu desfavor, de pronto confessou informalmente que realizava a traficância no local.
Indagado, ainda, se haveria mais algo de ilícito no local, disse que possuía, embaixo do balcão, 36 pacotes de cigarros provenientes do Paraguay, das marcas TE e CLASSIC, bem como um pequeno cofre, no qual continha em seu interior, o valor de R$ 1.045,00 reais em notas diversas. Indagado se havia mais drogas em sua residência, disse aos militares que sim, e que colaboraria com a equipe, indicando o local, e que sua esposa não tinha conhecimento de seu envolvimento com o crime.
PASTA BASE E CIGARROS
Diante dos fatos relatado pelo acusado, a equipe se deslocaram até o local, localizado na Rua Luiz Bertozi, no bairro Jardim do Trevo. Já pelo local, o acusado franqueou a entrada da equipe na residência e indicou que, em um dos quartos, que estava trancado, havia mais drogas. A equipe entrou e localizou neste quarto, dentro de uma sacola, um tijolo com substância branca, aparentando ser pasta base de cocaína, uma porção dentro de um saco plástico transparente, de pó branco, aparentando também ser cocaína e um saco plástico com diversos microtubos vazios, idênticos àqueles localizados na posse do acusado em seu estabelecimento.
CONTRABANDO
Ainda em diligências pela residência, no mesmo quarto, foram localizados mais 125 pacotes de cigarros proveniente do Paraguay, da marca TE, os quais estavam em sacos plásticos de cor preta. Segundo a equipe, durante a abordagem no estabelecimento, o acusado, espontaneamente, além de admitir que havia drogas em sua residência, também disse que havia grande quantidade de cigarros do Paraguay em um rancho, de propriedade do seu avô, no condomínio Portal da Praia, na cidade de Buritama (SP). No entanto, a equipe optou por se deslocar primeiro para a residência do acusado, sendo que, somente após, se deslocaram para o rancho indicado pelo jovem.
PREJUÍZO
Neste local, acompanhados do acusado, foram recebidos pelo avô do jovem, que franqueou a entrada da equipe na residência, mas, após a realização de buscas, nada de ilícito foi encontrado. O acusado disse ainda, que, dias atrás, havia sofrido acidente de transito com um veículo, que estava alugado em nome de sua esposa, e que, na ocasião, havia perdido em torno de R$ 50.000,00 reaia em mercadorias, não especificando qual delas.
PRESO
Diante dos fatos e materialidade, o jovem de 26 anos recebe voz de prisão e foi conduzido ao plantão policial de Birigui (SP), para apresentação da ocorrência e providências de polícia judiciária. O delegado responsável pelo plantão, Dr° Guilherme Melchior Valera ratificou a prisão em flagrante do acusado, permanecendo o mesmo a disposição da justiça.