Araçatuba tem 105 funcionários da área da saúde afastados por conta da Covid
Foto: Divulgação
Reprodução G1
Araçatuba (SP) tem 105 funcionários da área da saúde afastados por conta da Covid-19. A informação foi divulgada na última quarta-feira (13) pela prefeitura.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 34 profissionais atuam no pronto-socorro e 71 na atenção básica. Todos estão vacinados contra a doença, apresentam sintomas leves e não precisaram de internação. Veja mais abaixo a lista completa dos cargos.
Por conta do afastamento dos funcionários da área da saúde e do aumento expressivo no número de casos positivos de Covid-19, Araçatuba precisou adotar medidas para conseguir atender todos os moradores que estão procurando ajuda com sintomas respiratórios.
O Hospital Municipal voltou a receber pacientes com sintomas leves de gripe, a vacinação contra a doença começou a ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e a teleconsulta será implementada a partir de segunda-feira (17).
“Nós estamos colhendo 600 exames por dia. É um número muito grande. Nós tínhamos 20 sintomáticos respiratórios. Foi para 70, 100, 300. Não tem como o poder público contratar imediatamente ou conseguir no mercado os insumos que vão faltando”, lamentou a secretária de Saúde, Carmen Guariante.
Aumento de casos
Em setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021, Araçatuba confirmou 847 casos positivos de Covid-19. Já nos primeiros 12 dias de janeiro, 1.374 moradores foram diagnosticados com a doença.
Ou seja, a cidade com cerca de 198 mil habitantes registrou mais casos durante os 12 primeiros dias de janeiro de 2022 do que a somatória dos últimos quatro meses de 2021.
Segundo o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, o município enfrenta uma situação parecida com aquela que precisou lidar há quase dois anos.
“Se não baixar o nível de contaminação, não tem plano de trabalho que consiga dar o tratamento digno que a sociedade precisa. Não queremos tomar decisões restritivas como tivemos no passado, mas temos que contar com a contribuição de todos”, afirmou o prefeito.
No último dia 10 de janeiro, Araçatuba confirmou os três primeiros casos positivos da variante ômicron do coronavírus. As pacientes são três mulheres, de 32, 24 e 22 anos, que não possuem histórico de viagem.
Segundo a Secretaria de Saúde, o fato era esperado pelas autoridades, principalmente porque houve um aumento expressivo no número de casos suspeitos e confirmados.
Vacinação e testes
A vacinação contra a Covid-19 é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) Umuarama II e Morada dos Nobres. O horário de aplicação das doses é das 9h às 19h. Os moradores não precisam fazer agendamento.
Araçatuba começa a realizar testes de Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde a partir da próxima segunda-feira (17). Pessoas com sintomas da doença podem procurar o serviço das 8h às 18h.
Até a última quarta-feira (12), 10.853 pessoas não tinham voltado para receber a segunda ou terceira dose do imunizante. A orientação é para que os faltosos procurem as Unidades Básicas de Saúde para completarem o ciclo vacinal.
Funcionários da saúde afastados
Pronto-socorro
- Um médico;
- Quatro enfermeiros;
- Doze técnicos em enfermagem;
- Um auxiliar em enfermagem;
- Dois auxiliares da farmácia;
- Dois recepcionistas;
- Um orientador;
- Cinco auxiliares de limpeza;
- Três porteiros;
- Um assistente social;
- Um rádio operador;
- Um técnico auxiliar de regulação médica.
- Total: 34 profissionais
Atenção básica
- Nove médicos;
- Doze enfermeiros;
- Trinta e quatro auxiliares técnico de enfermagem;
- Um dentista;
- Dois atendentes de farmácia;
- Treze auxiliares de serviços gerais;
- Total: 71 profissionais