Santa Casa de Araçatuba corre risco de fechar UTI por falta de anestésicos
Foto Divulgação
Da Redação/Richard Silva
Fonte Assessoria Santa Casa
A Santa Casa de Araçatuba corre risco de zerar o estoque de anestésicos do “kit intubação”. De acordo com a Assessoria de imprensa do hospital, o problema vem sendo enfrentado por vários hospitais paulistas, e a cobrança deve ser feita ao Governo do Estado, que teria comprado os estoques da indústria farmacêutica, para distribuir aos hospitais. Mas a quantidade que chega é muito inferior às demandas.
Na Santa Casa de Araçatuba por exemplo, o consumo diário dos itens do chamado “kit intubação”, grupo de itens composto por anestésicos e tranquilizantes, passou de 100 para 600 ampolas. Porém o último lote recebido foi suficiente para apenas dois dias.
Além dos pacientes graves internados em alas de tratamento de covid, a Santa Casa de Araçatuba é referência de 40 municípios para realização de cirurgias de urgência e emergência, que também utilizam tranquilizantes e anestésicos. Isso torna a situação ainda mais desesperadora.
De acordo com o hospital, caso não receba essas medicações nas próximas horas, o hospital terá de fechar os já poucos leitos de UTI em funcionamento.